historia do cine theatro de Agudos-SP e da estação sorocabana

330 palavras 2 páginas
Historia do cine theatro de Agudos
O prédio foi erguido na década de 1910 pelo avô de Napoleone, Arcângelo Napoleone, a pedido de uma fazendeira. Mais tarde, em 1926, o construtor acabou recebendo o prédio como pagamento por outros serviços prestados à época.

Na década de 50, o prédio do Cine Theatro São Paulo foi arrendado para empresas do ramo de cinema, quando funcionou até os anos 70. “Nesta fase, o prédio perdeu suas características arquitetônicas originais, mas que nós vamos resgatar com esse restauro. Quando pronto, o Cine Theatro voltará a ter a arquitetura da década de 20, do século passado”, observa Napoleone.

Com a decadência do setor de cinema nas pequenas cidades do Brasil, o prédio permaneceu fechado por anos seguidos. “Após uma longa disputa judicial, conseguimos reaver o prédio. Nos anos 80, a família investiu do próprio bolso para reabrir o prédio e tocar o cinema por mais alguns anos”, diz o engenheiro, que emenda: “um dos primeiros filmes com três sessões foi Dona Flor e seus Dois Maridos, que não tinha chegado à região. Lembro que foi um caos na cidade, porque a região inteira veio para ver o filme em Agudos e o trânsito parou por causa do grande movimento. Veio todo mundo para cá”, conta.
Estação sorocabana
A ESTAÇÃO: A estação de Agudos, aberta em 1903, foi ponta de linha durante um ano, até a inauguração da estação seguinte (Conceição, no ano seguinte). O prédio da estação somente foi entregue em 1905, e é o prédio atual. É muito bonita, lembra a estação de São Manuel, e hoje, ao contrário desta, está muito bem conservada, embora as suas janelas tenham sido trocadas por janelas de metal. Servia, em 1999, de escritório para uma iniciativa da Prefeitura local, "incubadora de empresas". Há, também, grandes armazéns atrás da estação, que não estariam sendo utilizados.

Relacionados

  • roteiro AA
    104459 palavras | 418 páginas