HISTORIA DO BRASIL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia
MÓDULO:
HISTÓRIA DO BRASIL – 60h
UNIDADE 1
DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentaispassa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?
Em 1453, quando os turcos otomanos conquistaram o mediterrâneo oriental e a cidade de Constantinopla, o comercio entre a Europa e o Oriente ficou muito difícil aumentando a necessidade de encontrar uma nova rota para as Índias, tiveram que investir em grandes navegações eexplorar o mar que para eles era desconhecido, esse fato tem a ver com a chegada dos portugueses ao Brasil, pois foi nessas viagem em busca de novas rotas que encontraram as terras brasileiras.
2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.
Os portugueses aochegar as terras brasileiras ficaram encantados com a extensão territorial, com o clima fresco, a abundância de água e da vegetação, este encantamento levou os viajantes a comparar o Brasil com um paraíso. Encantaram também com os índios aqui encontrados, com suas belezas naturais.
3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principaisaspectos.
Em busca de explorar a costa brasileira a primeira expedição observou a grande existência de pau- brasil, um produto que atendia aos interesses comercial português. Essa primeira atividade de exploração foi feita com a ajuda dos índios que em troca ganhavam machados, instrumentos de metal e outros abjetos como tecidos e colares que os encantavam, esse sistema de troca era chamado deescambo.Com a produção de cana de açúcar os índios não rendiam o suficiente para esse trabalho, eles resistiam esse trabalho forçado, muitos morriam ou fugiam para o interior. Dessa forma deu-se inicio ao trafico de negros para fazerem os serviços, tendo eles menos chance de fugir ,pois desconheciam a língua e o território brasileiro e os portugueses podiam estabelecer relação pacifica com os índios,livrando de seus ataques. Os escravos eram trazidos da África para o Brasil por navios negreiros, a escravidão marcou a sociedade brasileira colonial, pois possuir um escravo era sinônimo de riqueza.O Brasil foi um país escravista por quase 400 anos, sendo os escravos que realizavam todo o trabalho, na lavoura, nas casas, na exploração mineira, nos serviços urbanos e outros, trabalhavam até o limitemáximo de suas forças, como nos engenhos que a jornada diária era de 14 a 17 horas, sob vigilância dos feitores. Os escravos resistiam à escravidão com vinganças contra os feitores, sabotagens, revoltas e fugas, alguns conseguiram fugir e formar quilombos como o dos Palmares onde reuniram 50 mil negros entre 1630 e 1695. 
4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos derevolta pela independência do Brasil.
No final do século XVIII Portugal passava por uma crise econômica e contava com o ouro do Brasil para pagar suas mercadorias. Cansados dessa exploração a elite mineira busca por liberdade e independência organizando um grupo formado por militares, padres, comerciantes, fazendeiros e intelectuais, dentre eles se destacou o militar Joaquim José da Silva Xavier,o Tiradentes, que conquistou muitos adeptos. Eles tinham como objetivo proclamar uma republica, instalar universidades em Vila Rica, escolas e hospitais, produzir seus próprios artigos manufaturados, reformar o exército e criar uma fabrica de pólvora. Planejaram acabar com o movimento armado no dia em que começassem a cobrar impostos atrasados, mas um traidor avisou o governo que mandou...