Historia do atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atletismo – História

O atletismo é o chamado "esporte-base", porque sua prática corresponde aos movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar, que são à base das demais modalidades esportivas.


De forma primária, o atletismo é praticado a mais de 4 mil anos, mas foram os Cretenses, na Grécia Antiga, o primeiro povo a praticá-lo de forma sistemática por volta de 1500 a. C.. Naantiguidade, ser ágil, forte e valente era sinal de força militar, por isso, os atletas eram muito valorizados pelos comandantes dos exércitos.


O atletismo deu origem aos Jogos Olímpicos na Grécia em 776 a.C. quando, na cidade de Olímpia, aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade. O lema das Olimpíadas, "citius, altius, fortius", que significa mais rápido, mais alto, mais forte,também é derivado do atletismo.


A origem da palavra atleta vem do grego athlos, que significa competição. A palavra estádio também surgiu devido ao atletismo, vem do grego stadion que era uma antiga medida equivalente a, aproximadamente, 180m. As corridas nessas distâncias eram muito populares.


O Atletismo é um esporte de pista (corridas) e campo (saltos e lançamentos), por esse motivoé conhecido como Track and Field nos países de língua inglesa, embora, Athletics também seja utilizado.


Desde os primeiros Jogos Olímpicos, em 1896 na Grécia, o atletismo é a prova que atrai o maior número de pessoas aos estádios e à televisão.


A entidade que rege o atletismo no mundo é a IAAF (International Association of Athletics Federations), que foi criada em 1912 durante JogosOlímpicos de Estocolmo na Suécia.


No Brasil a primeira participação do atletismo do Brasil em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Paris, em 1924. Já o primeiro resultado importante, veio em Los Angeles, nos Jogos Olímpicos de 1932, com o 6° lugar de Lúcio de Castro no salto com vara.


O atletismo sempre conseguiu expressivos resultados internacionais para o Brasil. É o esporte com o maior númerode medalhas conquistadas em Olimpíadas, juntamente com a Vela, e em Jogos Pan-Americanos. Além disso, as seleções nacionais mantêm, desde 1974, absoluta hegemonia na América do Sul.


Seis atletas brasileiros estabeleceram 8 recordes mundiais em provas olímpicas, sendo 7 no salto triplo e 1 na maratona, sempre no masculino.


A primeira competição de atletismo no país foi o CampeonatoBrasileiro de Seleções Estaduais, que aconteceu em 1929. Em 1945, foi criado o Troféu Brasil de Atletismo, que é, nos dias atuais, a principal competição nacional da modalidade.


Em 2 de dezembro de 1977, foi criada, no Rio de Janeiro, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que hoje, tem sede em Manaus. Antes de 1977, o atletismo estava sob responsabilidade da CBD (Confederação Brasileira deDesportos). Hoje, a CBAt representa, além das 27 federações, mais de 500 clubes, 20 mil atletas, 900 árbitros e 700 técnicos federados.


Atletismo - Regras Básicas


O objetivo básico do atletismo é correr mais rápido, saltar mais e arremessar mais longe que seus adversários. Cada prova possui regras próprias, que serão abordadas abaixo.


Pista – tem 400m de comprimento com oito raiase áreas para os demais eventos (lançamentos e saltos).

Todas as provas de pista (corridas) terminam no mesmo ponto, o que varia é apenas o local da largada e o número de voltas.


100m / 200m / 400m – os corredores com os oito melhores tempos nas eliminatórias classificam-se para a disputa final. O atleta que tiver o tempo mais rápido das semifinais largará na raia número 4, teoricamente amelhor raia, por estar ao centro da pista e possibilitar a visualização de todos os adversários. O atleta com o segundo melhor tempo largará na raia 5, o terceiro tempo na raia 3, o quarto tempo na raia 6 e, posteriormente, raias 2, 7 e 8. Se um corredor "queimar" a largada, ou seja, partir antes do sinal, uma nova largada será feita. Caso o mesmo atleta "queime" duas vezes a largada, ele será...
tracking img