Historia do acre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 HISTORIA DO ACRE
O Acre aparecia nos mapas bolivianos como terras não descobertas, que dizer, não exploradas pelo governo boliviano, que ocupava-se em explorar suas ricas minas de prata, suasprincipal atividade econômica de exportação. A decisão em ocupar o acre aconteceu na segunda metade do século XIX.
As riquezas oriunda da produção da borracha que era farta nas florestas desta terras,bolivianas, que mais tarde se constituiria terra acreana (brasileira), por conter tais riquezas os brasileiros (nordestinos) começaram a invadir a terra e obter grandes lucros, abrindo os olhos dosbolivianos, e foi quando a Bolívia tentou exigir os reconhecimentos das terras acreanas.
O governo boliviano considerando a região acreana como sua propriedade, alegando o fato de possuírem tratadosassinados anteriormente com o Brasil, sentiu-se a necessidade de ocupar o acre e ali estabelecer o seu governo, principalmente por que a região já começava a ser ocupada por brasileiros. E mais, aborracha existente na floresta acreana representava enorme quantia em dinheiro que poderia entrar para os cofres da Bolívia. O exemplo mais utilizado para demonstrar a ocupação do acre por brasileiros éatravés do rio Purus, durante a exploração da borracha a partir de 1877, quando os nordestinos começaram a migrar para o acre, com intuito de produzir borracha para as indústrias dos Estados Unidos eEuropa. Os motivos que impulsionaram os nordestinos a tomarem tais atitudes foram muitos dentre eles: os interesses dos industriais, ele não serem empregados nas grandes fazendas, a ilusão deenriquecimento e a seca nordestina de 1877. Porem os fatores que levaram a Bolívia a não ocupar o Acre antes dos seringueiros foram:
a) A Bolívia mantinha como principal atividade econômica a exportação de suafarta produção de ouro e prata retirados de suas minas na região de Potosí, não se preocupando inicialmente em explorar a borracha do acre.
b) Os trabalhadores da Bolívia estavam quase todos...
tracking img