Historia do abaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1172 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A História do Ábaco

História do Ábaco
O primeiro exemplo que nós encontramos na história é o ÁBACO.
 

 
O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados, e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos. Os babilónios utilizavam este ábaco em 2700–2300a.C..[4] A origem do ábaco de contar com bastões é obscuro, mas a Índia, a Mesopotâmia ou o Egito são vistos como prováveis pontos de origem. A China desempenhou um papel importante no desenvolvimento do ábaco.
Foram os egípcios no ano 500 AC que inventaram o primeiro dispositivo para calcular, baseado em bolinhas atravessadas por arame. Posteriormente, no início do segundo século DC, oschineses aperfeiçoaram este dispositivo, ao qual acrescentaram um suporte tipo bandeja, e denominando-o de Saun-pan. O ábaco permite somar, deduzir, multiplicar e dividir.A palavra ábaco provém do grego ABAX, que significa uma tábua ou pasta coberta do pó. Este dispositivo na forma moderna que conhecemos, apareceu no século XIII e sofreu várias mudanças e evoluções em sua técnica de calcular.Atualmente ele é composto por dez colunas com duas bolinhas na parte superior e cinco bolinhas na parte inferior.Os Japoneses copiaram o ábaco chinês e o modificaram totalmente. Ele passou a ter vinte colunas com uma bolinha na parte s uperior e dez na parte inferior e passaram a denominá-lo de Soroban.Como um caso curioso ocorreu em 1946, quando um contador japonês de nome Kiyoshu Matzukai, que umexímio calculador usando o ábaco, enfrentou, em um concurso, um computador da época durante dois dias e o derrotou.
Atualmente o antigo ábaco é empregado como material didático em escolas nos países orientais e ainda é usado regularmente em muitos países do mundo, particularmente em pequenos negócios em bairros chineses (Chinatowns) nos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil (Bairro da Liberdade)e outros.
Os chineses foram quem deu o aperfeiçoamento do ábaco e depois vieram as versões japonêsas, russas e astecas.
[pic]
Ábaco Chinês - O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pelaqual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China excepto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.
Ábaco Japonês - Por volta de 1600 D.C., os japoneses adoptaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamadode Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930. Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
Ábaco Asteca - De acordo com investigações recentes, o ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), terá surgidoentre 900-1000 D.C. As contas eram feitas de grãos de milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira. Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca.
O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 13 dias.

[pic]
Figura 1 - Ábaco asteca (com o valor 0 representado)
ÁbacoRusso - O ábaco russo, inventado no século XVII, e ainda hojeem uso, é chamado de Schoty. Este ábaco opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas. Colocam-se ambas as mãos sobre o ábaco, as contas brancas correspondem aos polegares das mãos (os polegares devem estar sobre estas...
tracking img