A História do Ábaco

História do Ábaco
O primeiro exemplo que nós encontramos na história é o ÁBACO.
 

 
O primeiro ábaco foi quase de certeza construído numa pedra lisa coberta porareia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; números eram eventualmente adicionados, e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos. Os babilónios utilizavam este ábaco em 2700–2300a.C..[4] A origem do ábaco de contar com bastões é obscuro, mas a Índia, a Mesopotâmia ou o Egito são vistos como prováveis pontos de origem. A China desempenhou um papel importante nodesenvolvimento do ábaco.
Foram os egípcios no ano 500 AC que inventaram o primeiro dispositivo para calcular, baseado em bolinhas atravessadas por arame. Posteriormente, no início do segundo século DC, oschineses aperfeiçoaram este dispositivo, ao qual acrescentaram um suporte tipo bandeja, e denominando-o de Saun-pan. O ábaco permite somar, deduzir, multiplicar e dividir.A palavra ábaco provém dogrego ABAX, que significa uma tábua ou pasta coberta do pó. Este dispositivo na forma moderna que conhecemos, apareceu no século XIII e sofreu várias mudanças e evoluções em sua técnica de calcular.Atualmente ele é composto por dez colunas com duas bolinhas na parte superior e cinco bolinhas na parte inferior.Os Japoneses copiaram o ábaco chinês e o modificaram totalmente. Ele passou a ter vintecolunas com uma bolinha na parte s uperior e dez na parte inferior e passaram a denominá-lo de Soroban.Como um caso curioso ocorreu em 1946, quando um contador japonês de nome Kiyoshu Matzukai, que umexímio calculador usando o ábaco, enfrentou, em um concurso, um computador da época durante dois dias e o derrotou.
Atualmente o antigo ábaco é empregado como material didático em escolas nos paísesorientais e ainda é usado regularmente em muitos países do mundo, particularmente em pequenos negócios em bairros chineses (Chinatowns) nos Estados Unidos da América, Canadá, Brasil (Bairro da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 08). Historia do abaco. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Historia-Do-Abaco/60202.html

MLA

"Historia do abaco" TrabalhosFeitos.com. 08 2011. 2011. 08 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Historia-Do-Abaco/60202.html>.

MLA 7

"Historia do abaco." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2011. Web. 08 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Historia-Do-Abaco/60202.html>.

CHICAGO

"Historia do abaco." TrabalhosFeitos.com. 08, 2011. Acessado 08, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Historia-Do-Abaco/60202.html.