Historia de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 205 (51237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTEFOLIO REFLETIVO DE APREDIZAGENS
[pic]

DE

LUIS FILIPE RODRIGUES COSTA

ÍNDICE

Introdução 3

Narrativa autobiográfica 4

Curriculum vitae 23

Cidadania e profissionalidade 26Direitos e deveres
Complexidade e mudança
Reflexividade e pensamento critico
Identidade e alteridade
Convicção e firmeza ética
Abertura moral
Argumentação e assertividade
Programação

Sociedade, Tecnologia e Ciência/ Cultura, Língua e Comunicação 70
Equipamentos e sistemas técnicosAmbiente e sustentabilidade
Saúde
Gestão e economia
Tecnologias de informação e comunicação
Urbanismo e mobilidade
Saberes fundamentais

Plano de desenvolvimento pessoal 144

Conclusão 146

Bibliografia/ Webgrafia 148

Anexos(certificados) 150

INTRODUÇÃO

Decidi aos 14 anos ir trabalhar, deixando os estudos para trás. Em 2005 decidi por influencia duma amiga candidatar-me ao ensino superior via exames nacionais para maiores de 23 anos, os quais consegui fazer com nota positiva mas insuficiente para entrar no ensino superior visto só terem acessos as 5 melhores notas para ocurso que me candidatei, Direito. Decidi então no âmbito das novas oportunidades concluir ensino básico e secundário e não estou de forma alguma arrependido de o fazer antes pelo contrário. Para tal inscrevi-me na Kerigma para conclusão primeiro do 9º ano e agora para conclusão do 12º ano. Achei que seria a altura ideal para concluir os estudos.
As minhas expectativas eram alargarconhecimentos e desenvolver capacidades através das várias temáticas que o processo iria abordar.
.
Ao longo deste tempo a minha dedicação é a 100%,pois o meu objectivo é termina-lo no prazo previsto e com os créditos necessários.
Neste portefólio encontra-se transcrito alguns aspectos da minha vida não só profissional (áreas de competência) mas também a história de vida desde a infânciaate aos dias de hoje.

NARRATIVA AUTOBIOGRAFICA

Luís Filipe Rodrigues Costa

Bilhete de Identidade, nº 6448182

Formação Escolar

6º Ano de Escolaridade, concluído com sucesso no ano de 1976, na Escola Preparatória de Frei Bartolomeu dos Mártires, em Viana do Castelo.

9º ano concluído em28 de Abril de 2008, na kerigma no âmbito das Novas OportunidadesCandidato ao Ensino Superior ao curso de Direito no Ano lectivo 2006/2007, através dos exames nacionais para maiores de 23 anos e nota final de 11,4.

Frequentei a Escola Primária do Carmo em Viana do Castelo, tendo como primeira professora a Prof. Fernanda que me ensinou, bem como aos meus colegas, a ler as primeiras letras assim como todos os elementos básicos para uma boa aprendizagem.Mantive com ela uma excelente relação que se expandiu para fora da escola vindo inclusive a ser colega de turma da sua filha no 2º ciclo. Reprovei no 3º ano em virtude de estar internado para ser submetido a uma cirurgia no dia das provas e não me ter sido facultado um dia diferente, para realizar a prova, nem me ser concedida autorização médica para me deslocar à escola.
O método de aprendizagemsatisfez-me sendo a base elementar para o resto da minha vida académica e pessoal conseguindo eu retirar, ainda hoje dividendos dos ensinamentos recolhidos.
Tive como professores, além da professora Fernanda, o professor Castro, que tinha métodos bastantes diferentes, quer de ensino, quer no relacionamento com os alunos, sendo bastante agressivo. Como colegas lembro-me ainda hoje dos colegas de...
tracking img