Historia de osasc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
oHistória - O melhor do bairro de Zona Norte de Osasco - SP
 
ZONA NORTE

Av. Getúlio Vargas - Piratininga
 
Bonfim
Bonfim sediou o primeiro Centro Comercial de Osasco.
Nem sempre a evolução urbana dos lugares é generosa com quem primeiro recebe os benefícios desta evolução.
O bairro do Bonfim tem uma área total de 80 alqueires, localizados no Distrito Administrativo do Centro.Delimita-se ao Norte pelo bairro Rochdale e Rio Tietê; a Leste pelo bairro Presidente Altino, através da Avenida Fuad Auada; ao Sul pelos bairros Centro, Industrial Centro e Km 18, através das Ruas Erasmo Braga e da Estação; a Oeste, com o bairro Setor Militar.   Os fundadores do bairro compraram terrenos que se situavam entre o rio Tietê e a linha férrea, depois do córrego Bussocaba e até o córrego JoãoAlves. Foram dados em pagamento, por José Pinto Ferreira, ao ferreiro Manoel José Rodrigues, em 1889. Eram tempos de desenvolvimento urbano e, por isso, ter uma olaria, significava melhoria de vida. Assim, Manoel José Rodrigues resolveu explorar a argila que havia nas margens do Tietê e nos outros dois rios da sua divisa e produzir tijolos e telhas. Transportar para a capital era fácil, ou debarcaças pelo rio, ou de trem pelo pórtico construído pelo vendedor de suas terras.
  |           | |
  |   |   |
Nesta atividade, o fundador do bairro, viveu por 20 anos. Depois, os tempos econômicos mudaram. O barro se esgotou e a produção passou a buscar a matéria-prima mais distante. Assim, Manoel José Rodrigues e sua mulher Rosa Gomes Viana, vão ao primeiro cartório de notas instalado noDistrito de Osasco, em 16 de agosto de 1919, vendem o primeiro terreno com sete metros de frente, por 27 metros de fundo, a Angelico Vallim, comerciante. Neste mesmo mês, no dia 21, eles vendem outro pedaço de suas terras para Francisco Barbieri, empreiteiro de obras. Com estas duas vendas, o “Maneco”, como era conhecido José Manoel Rodrigues, consegue capital para abrir seu armazém de secos emolhados.
O bairro do “Maneco”, como era conhecido o Bonfim neste tempo, vai tomando forma real de um bairro, um açougue, o armazém de secos e molhados e uma farmácia. As ruas passam a ser servidão, e o bairro fixou seu traçado básico, através das ruas Manoel Rodrigues e André Rovai, exatamente onde estão hoje. Este era um tempo de prosperidade para o bairro, afinal era no seu lado da linha que agrande maioria dos moradores do distrito trabalhava ou morava.
|           | Com o crescimento do bairro, construiu-se a Igreja Bom Jesus do Bonfim, localizada na Rua André Rovai, que começou a ser construída no final dos anos 20, quando a família Rodrigues doou para a comunidade um terreno para este fim. A construção se iniciou rapidamente e já estava bastante adiantada quando o arcebispo de SãoPaulo, Dom Duarte Leopoldo, mandou interrompê-la. O motivo é que a Igreja iria ficar pronta antes da Matriz de Santo Antônio, hoje Catedral, inaugurada em 1931, e isso seria inconcebível.
  |
  |   |   |
Segundo Edson Orsi, um dos atuais coordenadores da igreja, "a construção foi retomada somente no final dos anos 30, quando começaram as atividades religiosas, tendo como responsável o padreBonifácio". A família Rodrigues doou ainda uma cruz (vinda do Estado da Bahia) e o altar de mármore.
Por causa do comércio e da facilidade de se cruzar à linha, é que foi aumentando o interesse das pessoas em comprar as terras do Maneco.
Depois do armazém do Maneco, inaugurou-se a ferraria de Nicola Leme, a sapataria de Domingos Finochio, o comércio, de secos e molhados, de José Fiorita e PaschoalGocci, e do bananeiro Venâncio Pires, entre outros. As famílias de Pedro Michelli, Leonildo e André Rovai, Vicenti Lorenzi e Ascanio Pierini eram moradoras do bairro nestes primeiros 20 anos.
Por vários anos, passar de um lado a outro da estrada de ferro não era esforço. Bastava atravessar a linha na passagem de nível e observar a cancela que ficava entre as ruas André Rovai e da Estação,...
tracking img