Historia de mocambique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Introdução
O Presente trabalho é resultado de uma investigação do grupo, que aborda sobre a unidade I da 12ª classe: Conceito da historia e seus autores, fontes da historia sua caracterização, objecto da historia – relação sujeito e objecto, métodos da historia, factos históricos e periodização da historia de Moçambique.
As fontes da história, para o conhecimento dos factos históricos, ohistoriador recorrem a fontes de documentos históricos, escrito, arqueológicos e orais. Estes últimos, mais usados nos países em que a escrita surgiu mais tarde e a população são a maioritariamente analfabeta. O seu uso requer muitos cuidados.
O objecto da história evolui desde o período judaico ate a actualidade, tendo em conta a percepção do homem e a evolução da sociedade. Antes, o objecto dahistória gerava a volta de Deus, as acções dos grandes homens e as acções da sociedade.
Métodos da história: a história é uma ciência social. O seu método de investigação enquadra-se nas ciências sociais e não da natureza. Nela predomina o entendimento, a compreensão. No geral, o trabalho do historiador compreende: pesquisa de documentos e testemunhos; análise crítica dos documentos; organização dosacontecimentos por ordem cronológica; ordenação lógica (coerente) dos factos; síntese.
Para além destes conceitos, outros serão mais desenvolvidos no trabalho.

2.0 Conceito da Historia e seus autores
A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez (Collinwood). O objectivo da história é por objectivo o homem (Marc Bloch). A história é um processo dinâmico, dialéctico, no qual cadarealidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na Historia é a luta de classe (Karl Marx).
2.1 Fontes da Historia - Caracterização
É tudo que pode fornecer informação sobre um determinado período. É a reconstrução da história, que são: Fontes escritas, orais e arqueológicos. Fontes escritas, a origem da escrita data do II milénio a.C., assuas inscrições apresentam-se na pedra, bronze, papiro, pergaminho, papel. Fontes orais, são transmitidas de gerações em gerações: musica, coreografia, literatura. Fonte arqueológica é reconstrução do passado humano, através de evidências materiais que restam do passado: crenças, cultos, mitos, facas, raspadores, tigela.
2.2 Objecto da Historia
O objecto da Historia é o homem e sua relação como meio geográfico, social e técnico ao longo do tempo. O objecto da história hoje, subordina-se ao conhecimento do passado para a compreensão do futuro.
2.3 Relação Sujeito e Objecto
Como elementos da história, o sujeito é aquele que pretende conhecer, se relaciona com objecto, o qual será conhecido, de tal forma a produzir o que chamamos de verdade científica, ou verdade parcial. Sujeitonão existe sem objecto a ser conhecido, nem objecto sem sujeito conhecedor. Existem basicamente quatro tipos de objectos: percebido, construído, ideal e real. E ainda quatro acepções do sujeito: afectivo, biológico, cognitivo e social.
3.0 Métodos da Historia
Método da história é o processo através do qual o historiador vai buscar os factos históricos.
Método Critico, este método compreende duasoperações: a análise e a síntese. A análise é constituída por quatro operações: A Heurística, autenticidade, credibilidade e a hermenêutica.
4.0 Factos históricos
Facto histórico é toda a manifestação da vida dos indivíduos tal como das sociedades que são escolhidas dentre muitas outras manifestações. Os fenómenos susceptíveis podem ser todas as manifestações da vida social do homem,acontecimentos do passado. Para os positivistas os factos são átomos da realidade social.
3.0 Periodização da Historia de Moçambique
A Cronologia de Moçambique é complexa, devido a inexistência de datas no período antes da penetração Árabe, contudo, não impede que se faca o estudo cronológico. A periodização proposta, da história de Moçambique, foi baseada em factos sócio – políticos, desde a comunidade...
tracking img