Historia de israel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DE ISRAEL

1. Canaã sob o domínio dos egípcios (séculos XIV-XIII) – Bronze Recente

As experiências de formação de um império no Oriente Médio são várias e diversificadas. A carência dematéria-prima favorece os contatos e o desenvolvimento comercial. Duas etapas do processo de surgimento de um império devem ser recordadas: a conquista / expansão de território não é a coisa mais difícil(quase sempre está embasada numa ideologia de corte religioso); administrar / organizar e manter as conquistas num plano político e econômico parece ser muito mais desafiante.
Os impérios sãoconstituídos em base a desigualdades. Isso traz grandes problemas e conflitos, causando, muitas vezes, a sua própria destruição. Há sempre um ponto de partida hierárquico: de um lado, um centro; do outro lado,a periferia (regiões subalternas e que servem à administração central).
As formações estatais são condicionadas pela relação de três fatores: os recursos do espaço físico, o nível tecnológico e adensidade demográfica.
Surgimento das primeiras cidades-estado em Canaã: assentamentos amuralhados com população que tem funções diversificadas, estratificação de renda e uma burocracia estatal. Oscitadinos são servos do rei: sacerdotes, corpo administrativo, escribas, aristocracia militar, soldados, artesãos, mercadores, etc. Em torno desta cidade, há um cinturão camponês (aldeias) sob o seuinfluxo, que vive da agricultura pluvial ou não-irrigada. Em Canaã, estas pequenas cidades não devem ter ultrapassado 3 mil habitantes (nada, comparadas aos 25 mil habitantes de Ugarit).
Estas cidadescananeias ocupam somente os vales, as planícies e a Shefelá, ou seja, restam as estepes e terras livres dos bosques e montanhas que servem para o pastoreio transumante e para grupos humanos que fogem aocontrole da cidade. Assim, há uma interação entre agricultura e pastoreio.
Os líderes (reis locais) destes pequenos reinos, apesar de terem certa autonomia, são dependentes da autoridade suprema do...
tracking img