Historia de guarulhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História de Guarulhos
Fundada em 08 de dezembro de 1560, Guarulhos foi inicialmente um aldeamento dos índios Guarus que com a mineração do ouro atraiu muitas pessoas que por ali foram ficando.
Entre os séculos XVII e XVIII houve grande interesse pelo território de Guarulhos, pois havia muitas ordens de assentamentos na época do Brasil Colônia. Os sesmeiros trabalhavam na agricultura,mineração, criação de gado e engenhos de açúcar. Nesta época, o trabalho escravo foi muito utilizado, mas com a decadência do ouro, os senhores e seus escravos partiram e deixaram o povoado quase que abandonado.
Em 1888, após a Lei Áurea, a mão-de-obra tornou-se escassa dificultando o desenvolvimento, mas as antigas sesmarias se mantiveram firmes e fizeram linhas divisórias não permitindo fraquejos peladificuldade.
Em 30 de maio de 1901 foi publicado um resumo a cerca da produção do povoado que se reergueu e registrou a fabricação de vinho, aguardente, tabaco e carvão, o plantio de arroz, feijão, milho e café e a criação de suínos, vacum, cavalares e caprinos. No início do século XX, Guarulhos recebeu a estrada de ferro, energia elétrica, telefone e licenças para o funcionamento de indústrias.Aspectos Físicos e Territoriais
Aspectos gerais
Guarulhos é hoje a maior cidade do Brasil não-capital(2ª do Estado de São Paulo e 13ª do país). Isto significa que a população guarulhense é maior que a dos estados: Acre, Amapá e Roraima, sem mencionar países como: Monte Carlo, Suriname, Guiana Francesa, Belize, Luxemburgo, Islândia, Chipre, etc.
Localização geográfica
O Município deGuarulhos faz parte da "Grande São Paulo", localiza-se ao nordeste e a cerca de 17 Km do marco Zero da cidade de São Paulo. É uma das cidades do estado cortada pelo TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO. A sua economia é sustentada basicamente pela indústria e comércio e tem uma população quase que totalmente urbana ( mais de 98 %) apesar de territorialmente possuir 341 Km².
Municípios Circunvizinhos
* Arujá
*Nazaré Paulista
* Mairiporã
* Itaquaquecetuba
* Santa Isabel
* São Paulo
*
* Origem do mapa: Prefeitura Municipal de Guarulhos
00 - Aeroporto
01 - Água Azul
02 - Água Chata
03 - Aracília
04 - Bananal
05 - Bela Vista
06 - Bom Clima
07 - Bonsucesso
08 - Cabuçu
09 - Cabuçu de Cima
10 - Capelinha
11 - CECAP
12 - Centro
13 - Cocaia
14 - Cumbica
15 - Fátima |16 - Fortaleza
17 - Gopouva
18 - Invernada
19 - Itaim (+)
20 - Itapegica
21 - Jd. Vila Galvão
22 - Lavras
23 - Macedo
24 - Maia
25 - Mato das Cobras
26 - Monte Carmelo
27 - Morro Grande
28 - Morros
29 - Paraventi
30 - Picanço
31 - Pimentas | 32 - Ponte Grande
33 - Porto da Igreja
34 - Presidente Dutra
35 - Sadokim
36 - São João
37 - São Roque
38 - Taboão
39 - Tanque Grande40 - Torres Tobagy
41 - Tranquilidade
42 - Várzea do Palácio
43 - Vila Augusta
44 - Vila Barros
45 - Vila Galvão
46 - Vila Rio |
Educação
Guarulhos está hoje muito bem servida no que tange à educação.
Temos uma quantidade e diversidade de escolas muito grande. São escolas tanto públicas como privadas de alto nível de ensino e que abrangem um leque grande de áreas, desde cursos básicosaté universitários.
Relevo e Formação Geológica
-------------------------------------------------
Altitudes
-------------------------------------------------
Meio Ambiente
Clima
O Município de Guarulhos apresenta um clima subtropical úmido, com temperatura média anual de 19ºC, umidade relativa do ar média anual de 81,1, precipitação pluviométrica anual média de 1470 mm e ventos dominantesSE - NO - E - O. (dados cedidos pelo Ministério da Aeronáutica - Divisão de Meteorologia).
Flora
Por sua condição geográfica e climática, Guarulhos apresentava uma cobertura vegetal primitiva nativa representada pela Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira e, pela Mata Planaltina ou de Transição. O Horto Florestal de Guarulhos é uma parte da área total que é classificada como...
tracking img