Historia de gonçalves dias, álvares de azevedo, fagundes varela ecastro alves

453 palavras 2 páginas
Gonçalves Dias É considerado o principal poeta indianista brasileiro, pois foi o único que conseguiu dar realmente uma dimensão poética ao tema do indígena. Focando o ponto de vista do índio, seus poemas cantaram suas dores, seus valores, humanizando-os. Manuel Bandeira afirma que Gonçalves Dias não foi o introdutor do índio na poesia brasileira, pois soube, todavia, como ninguém antes ou depois dele, insuflar no tema tão caro ao sentimento nacional da época.
Obras
Deprecação e como eu te amo.
Características do autor É frequentemente lembrado como poeta indianista,pois ele foi o único que conseguiu dar realmente uma dimensão poética ao tema do índio,além da poesia que é o grande destaque de sua obra,também compôs prosa,teatro e historiografia.
Álvares de Azevedo Manuel Antonio Álvares de Azevedo é o nome mais importante da poesia ultrarromântica brasileira. Seus poemas falam constantemente do tédio da vida, do sentimento da morte e da frustração amorosa. Em Seus poemas a mulher aparece como um anjo, pura e virginal, como uma figura fatal, sensual e envolvente. Nos dois casos, é sempre inacessível ao eu lírico, que vive mergulhando numa triste solidão, sofrendo com as desilusões amorosas.
Obras
O poeta moribundo, soneto
Características do autor
Havia um certo prazer ou conforto em estar triste ou melancólico, e era comum aos poetas dessa fase cantar ou desejar a morte. Absorvendo muito bem a influência de escritores europeus como Byron.
Fagundes Varela Teve uma vida tumultuada e infeliz, que foi marcada pelo vício da bebida, e encarnou na própria existência, Explorou todos os temas características do romantismo. Em sua obra bastante rica,o negro escravo tem maior destaque que o índio. Poemas sombrios, alimentados pela solidão, pelo desejo de morrer e pelo arrependimento por desperdiçar a vida, além de outros temas consagrados pelo ultrarromantismo. Seus poemas de cunho social e político inauguram uma tendência que seria

Relacionados