Historia de edson mororó moura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
01 – INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de descrever a trajetória de vida, tanto pessoal como profissional de um dos homens mais ilustres, sonhador e visionários que a cidade de Belo Jardim já teve Edson Mororó Moura.
Através de suas próprias memórias, apresentar-se uma história de sucesso, perseverança e principalmente dedicação descrita por ele mesmo com muita simplicidade eera visto por todos com muita admiração.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no começo, não se deixou abater e consolidou o sonho de construir uma fábrica de baterias em pleno agreste pernambucano; levando o nome de sua cidade natal para vários países da América Latina e Europa, recebendo diversos prêmios de qualidade no seguimento e se tornando o principal fornecedor de baterias dediversas indústrias automobilísticas nacionais e internacionais.
Este cidadão belojardinense fez da cidade o seu lar, buscou melhorias até os últimos dias de sua vida, para as pessoas que vivem e trabalham nesta região, com idéias muito simples e objetivas, conseguiu mudar a vida de diversas famílias para melhor.
Como referencia metodológica, nossa pesquisa teve início com a escolha do tema EdsonMororó Moura: Memórias e com o esboço de um pré-projeto sobre a mesma temática que serviu como uma base para a elaboração deste projeto.
No anseio de aumentar os conhecimentos dentro do tema abordado e iniciar a pesquisa, como referenciais foram utilizadas fontes bibliográficas como: livros, documentários, periódicos (jornais e revistas) e dados obtidos na Internet.
Foram realizados resumos comas obras escolhidas e também com a transcrição e citação dos tópicos que respondem ou não ao questionamento do tema deste trabalho, partindo então, para a montagem do texto final após as devidas correções.
Este trabalho foi desenvolvido através dos seguintes passos metodológicos:

1ª Parte:

a) Seleção bibliográfica;
b) Classificação dos livros;
c) Fichamento dos livros, textos, revistas edocumentários;
d) Análise das informações.

2ª Parte:

a) Catalogação dos dados coletados;
b) Elaboração da fundamentação teórica baseada nas pesquisas.

3ª Parte:

a) Montagem do texto;
b) Digitação do texto;
c) Impressão do texto;
d) Depósito do projeto;
e) Defesa do projeto.

02 – JUSTIFICATIVA

A cidade de Belo Jardim possui uma vocação histórica para a indústria, este foium dos motivos pelo qual escolhemos um tema voltado para a industrialização e desenvolvimento social.
A contribuição que Edson Moura trouxe para o desenvolvimento da cidade com a construção da Fábrica de Baterias Moura representou uma Nova Era no modo de ver regiões nordestinas esquecidas pelo Poder Público, castigadas pela seca, pela falta de investimentos privados e o mínimo de condições desobrevivência para seus moradores.
Esta discussão sobre a contribuição que o Grupo Moura trouxe para a cidade de Belo Jardim representa uma boa situação-problema no empreendedorismo pernambucano.

03 – REFERENCIAL TEÓRICO

O brasileiro é um empreendedor por natureza; possui uma reconhecida capacidade de improviso e criatividade. (PADRÃO, 2009, p. 27).
Em se tratando de empreendedorismo asociedade como um todo não só se curva à constatação acima, como contribui para o potencial empreendedor a se tornar patrão de si mesmo e como sempre ocorre, um empresário bem sucedido.
Com o advento da Moura, eis o empreendedor do século XX e XXI, Edson Moura, vencendo o caminho das pedras, laçando-se audaciosamente a voos altamente altos e ambiciosos, o seu potencial empreendedor.
De acordocom a pesquisa do instituto que mede as taxas de empreendedores no mundo todo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), “o Brasil é uma terra de empreendedores, 12% da população brasileira adulta (14,6 milhões de pessoas) desempenham alguma atividade autônoma”.
Em Belo Jardim, o grande empresário Edson Moura dedico-se totalmente a empresa que o seu pai instituiu ao receber a sugestão de “seu”...
tracking img