Historia de arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
pág. 148- 196
Os movimentos artísticos de 1900 a 1914
As 1’s décadas do século XX constituíram uma importante época no domínio da arte. Experimentaram-se novas e revolucionarias formas de arteque se caracterizaram no domínio da cor, da forma e do espaço que romperam com as regras e concepções anteriores.

Fauvismo:
Em 1905, no salão do Outono, em Paris, vários pintores, entre os quaisMatisse e pufy, expuseram os seus quadros, de cores puras, vivas, violentas e de formas muitos simples, quase reduzidas á linha e á cor.
Normalmente as cores das obras não correspondem ao que estárepresentado na realidade.
A palavra fauvismo vem de ferras. E foi usada por um crítico para qualificar a agressividade das cores usadas pelos pintores correntes.
Alguns podem ter correspondênciacom a realidade e não se tornam tão violentas. Quando é assim normalmente é a forma das figuras que é distorcida da realidade.

Cubismo:
Este corrente, nascido também em Paris, 1907, reagiu contrao realismo e o impressionismo, dominantes na época. Por isso, os seus seguidores reduziram os objectos as figuras geométricas como o cubo – o cilindro, a esfera. Entre outros os pintores cubistasdestacam-se Picasso e Fernand Léger. Sendo Picasso o que mais se destacou.
Reduziam as formas a objectos geométricos,

Futurismo:
Esta corrente nasce em Itália, em 1909, e preocupa-se em captaro dinamismo da vida moderna. Os artistas, como Balla e Boccioni, procuravam transmitir as sensações de velocidade, de luz e ruído. A utilização de cores contrastantes e a sobreposição de imagensproporcionais e ideia de movimento.

Tinha um objectivo concreto que era captar os movimentos e ideias. Os quadros do futurismo, caracteriza-se pela repetição da mesma imagem várias vezes para causarsensação de movimento.

ABSTRACIONISMO:
Usa a linha e a cor para se expressar, não tendo uma interpretação única transmitindo emoções.

Expressionismo:
Diferenças entre o fauvismo e o...
tracking img