Historia das mentalidades e historia cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Leonardo da Vinci “UNIASSELVI”
Programa de Pós-Graduação
Disciplina:DEFICIENCIA MENTAL
Professora: Cláudia Regina Pinto Michelli
Aluna: Rosinete Pereira Guerra
Turma:POE09

A escola comum diante da deficiência mental

Carutapera,15 de julho de 2012

ESCOLA COMUM DIANTE DA DEFICIENCIA MENTAL

Existem alguns pontos que são fundamentais para a inclusão de umacriança com deficiência mental na escola. Essas condições podem ser relacionadas a mudanças estruturais na escola e no currículo, porem, o essencial e fundamental são as mudanças atitudinais, ou seja,que dizem respeito as atitudes das pessoas que estão envolvidas nesse processo.
Deficiência intelectual é a nomenclatura usada atualmente para definir o que antigamente chamávamos de deficiênciamental. O termo foi aprovado em agosto de 2006.
A deficiência intelectual não é considerada uma doença ou transtorno psiquiátrico e sim ou mais fatores que causam um prejuízo das funções cognitivas queacompanham o desenvolvimento diferente do cérebro. As deficiências intelectuais podem variar de mele à grave, diferenciando muito a intervenção de quem trabalha com este aluno.
Por isso quando se falaem inclusão de pessoas com deficiência na escola comum, aquela que aprece apresentar maior dificuldade é a que envolve a deficiência intelectual: pois a inclusão desse aluno propõe na grandetransformação do ensino escolar como um todo.
Entretanto, as práticas de ensino devem na peculiaridade todos os alunos independentes de apresentarem ou não alguma deficiência, então, não é isso que a escolatem feito, embora seja este o grande passo para que haja sucesso na educação escolar dos alunos com deficiência mental na escola comum.
Então, a inclusão nos trás um olhar para a mudança, paraadaptação de velhos hábitos, e isso faz com que voltemos esse olhar para a escola que nos atuamos. Precisamos transformar a realidade da escola, para que possamos trabalhar com a diversidade e que isso...
tracking img