Historia das ideias politicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A História das Ideias Políticas dá a conhecer, e procura compreender, as grandes ideias dos grandes filósofos e governantes sobre a política: O que é? Para que serve? Quem beneficia? Como se relaciona com as divisões entre classes sociais? Na Europa e nos EUA, esta disciplina só existe há cerca de um século. Mas, em Portugal, o Doutor Diogo Freitas do Amaral foi o primeiro professor que, de formacompleta e isenta, ensinou esta cadeira na universidade em Portugal, e reduziu a escrito as suas lições. Hoje, muitos docentes mais novos seguem o seu exemplo em várias faculdades.
A obra é uma autêntica caixa de surpresas: Sabia que Platão foi o primeiro comunista da história? E que Aristóteles analisou, há 25 séculos, a relação entre as classes sociais e os regimes políticos? Conhece asdiferenças entre Platão e Aristóteles, entre Sto. Agostinho e S. Tomás de Aquino, entre Maquiavel e Erasmo? Se não, leia o 1.° Volume.
E, do século XVII para cá, conhece as semelhanças e diferenças entre Montesquieu e Rousseau, entre Marx e Lenine, entre social-democracia e democracia cristã? E sabe em que consistem as ideias anarquistas? Se não, leia o 2.° Volume (em estado adiantado de preparação).Hoje é universalmente reconhecido por todos que a História das Ideias Políticas deve fazer parte da biblioteca essencial de qualquer indivíduo culto, de qualquer pessoa interessada no Saber, e de qualquer homem ou mulher consciente da sua Cidadania.
Platão e as primeiras ideias comunistas
Embora tenha nascido em Atenas, Platão (séculos V e IV a.C.) apresentou forte simpatia por Esparta,nomeadamente por ter presenciado o julgamento e assistido à morte de Sócrates, considerado por ele como “o melhor e mais sábio dos homens”. Impulsionado pelo sentimento de revolta, começou a desprezar Atenas e foi viver para Esparta, onde desenvolveu algumas ideias que se perfilam como fundamentais no âmbito da História das Ideias Políticas.
Platão foi o primeiro grande pensador a avançar com o modelodaquilo que seria, no seu entender, uma sociedade ideal, atacando aqueles que considera serem os grandes males da sociedade coeva - a família e a propriedade privada.
Propôs a abolição da propriedade privada, - pois entendia que o património individual tornava as pessoas egoístas, por fazer com que se preocupassem primeiramente com aquilo que lhes pertencia, descurando assim a preocupação com obem geral da comunidade - do casamento e da família tradicionalmente concebida. Tornou-se favorável à igualdade entre os sexos, numa sociedade que deveria direccionar os seus elementos num objectivo comum, evitando assim o egoísmo das sociedades multifacetadas. As uniões teriam por base um sorteio organizado pelos governantes/magistrados, e que seria, em determinadas alturas, engenhosamentedeterminado pelos mesmos, para que do resultado dessas uniões emergisse um conjunto de pessoas dotadas de melhores características, tendo em vista uma espécie de “aprimoramento da raça”, e, por conseguinte, mais um passo em frente no objectivo da sociedade ideal. As crianças que nascessem deformadas ou fora do esquema por ele proposto, seriam abandonadas às portas da cidade e deixadas à sua sorte.
Outroaspecto fundamental no pensamento platónico foi a importância dada à educação. Ele propunha que as crianças fossem retiradas às mães aquando do seu nascimento, e seriam entregues a amas. Ao longo da sua infância, seriam os magistrados a ficar encarregues de escolher as fábulas para serem lidas pelas amas às crianças. Platão defendia um modelo educativo que privilegiasse um acompanhamento dedicadoe constante às crianças, de forma a que se estudasse o desenvolvimento das aptidões naturais das mesmas, e para que os magistrados tivessem uma ideia mais precisa das suas reais capacidades. Para tal, estariam previstas fases de ginástica e de música, para que as crianças experimentassem novas emoções, e mais tarde estaria prevista nova fase, mas que incidisse sobre as artes militares e as...
tracking img