Historia da soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA SOLDAGEM
Desde as mais remotas épocas, muitos artefatos já eram confeccionados utilizando o recurso da brasagem (mais de 4000anos), já a soldagem por forjamento também tem sido utilizado há mais de 3000 anos. A brasagem consiste em promover a união entre diferentes peças ou materiais e na confecção de pequenos artefatos de pedra e madeira. A técnica da soldagem moderna começou a sermoldada a partir da descoberta do arco elétrico, bem como também a sintetização do gás acetileno no século passado, o q permitiu se iniciassem alguns processos de fabricação de peças, utilizando esses novos recursos. Com a explosão da 1ª Guerra Mundial, a técnica de soldagem começou a ser mais utilizado nos processos de fabricação. A 2ª Guerra Mundial imprimiu grande impulso na tecnologia desoldagem desenvolvendo novos processos e aperfeiçoando os já existentes.
O que é soldagem
A soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. Outro conceito muito utilizado: é a operação que visa a união de duas ou mais peças,assegurando na junta a continuidade as propriedades físicas e químicas do material. Existe um grande numero de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação. Estima-se q hoje em dia estão sendo utilizados mais de 70 processos de soldagem, estes processos são divididos em três grandes famílias: fusão(liquida/liquida),pressão(sólida/sólida) e brasagem(sólida/liquida).
ELETRODOS REVESTIDOS
Os eletrodos causaram um grande impacto na indústria e construções em geral, substituindo as montagens por rebites extremamente trabalhosas e demoradas por uma montagem mais limpa e principalmente rápida. Durante a Segunda guerra mundial exerceu importantíssimo papel devido a necessidade de rápida e seguras fabricações de navios, pontes,tanques de guerra etc...
DEFINIÇÃO: A soldagem a arco com eletrodo revestido é um processo que produz a coalescência (União de partes que se achavam separadas) entre metais pelo aquecimento e fusão destes com um arco elétrico estabelecido entre a ponta de um eletrodo revestido e a superfície do metal de base na junta que está sendo soldada.
FUNDAMENTOS DO PROCESSO: O metal fundido doeletrodo é transferido através do arco elétrico até a poça de fusão do metal de base, formando assim o metal de solda. Uma escória líquida de densidade menor do que a do metal líquido, que é formada do revestimento do eletrodo e das impurezas do metalde base, sobrenada a poça de fusão protegendo-a da contaminação atmosférica. Uma vez solidificada, esta escória controlará a taxa de resfriamento dometal de solda já solidificado. A temperatura do arco elétrico atinge valores de até 6000ºC. Seu calor intenso e concentrado solda rapidamente as peças e leva o material de enchimento até o ponto de fusão. Nesse estado, os materiais se misturam e, após o resfriamento, as peças ficam soldadas. Normalmente ela é utilizada em aço carbono, ferro fundido, metais não-ferrosos, ligas, etc.
Núcleo (Alma) Éo material de adição para preenchimento das juntas e sua escolha deve ser levada em consideração o metal de base a ser soldado.
Revestimento: Os ingredientes q formam o revestimento são triturados, dosados e misturados até obtenção de uma massa homogênea. A massa é conformada sobre as varetas metálicas, com comprimentos padrão a partir de 300mm. Em seguida o revestimento de uma das extremidadese removido para permitir o contato elétrico com o porta eletrodo. O eletrodo pode ter polaridade negativa ou positiva dependendo da penetração desejada. A tomada de corrente, portanto é feita numa extremidade e o arco arde na outra. A escolha dos ingredientes do revestimento determina o resultado desejado, como eletrodos básicos, ácidos etc.
As substâncias que compõem o revestimento tem...
tracking img