Historia da sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EVOLUÇÃO DO TRABALHO E O TRABALHO EM TEMPOS GLOBALIZADOS Andréa Renê Pereira1 O trabalho é uma das formas do homem atuar sobre o mundo e que o faz de várias formas, mas com certeza o faz devido à bagagem que traz de sua herança cultural e sua ideologia acerca das relações sociais.
“O trabalho – que é a ação transformadora do homem sobre a natureza – modifica também a maneira de pensar, agir esentir, de modo que nunca permanecemos os mesmos ao fim de uma atividade, qualquer que ela seja. É nesse sentido que dizemos que, pelo trabalho, o homem se autoproduz, ao mesmo tempo em que produz sua própria cultura”. (ARANHA, 1996)

Impossível chegar ao nosso foco como pesquisador na área da educação organizacional sem antes abordarmos sobre o significado do termo e a evolução do trabalho. Esteartigo tem por objetivo resgatar a história do trabalho com o intuito de apropriação do conhecimento acerca deste tema que tanto influencia na vida como todo do ser humano. É resultado de pesquisas realizadas para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina que aborda a importância do pedagogo no ambiente empresarial e que vem sefirmando como elemento importante para assumir novos papéis fora dos muros escolares. Por esse motivo faremos um resgate histórico com o intuito de nos situarmos dentro deste vasto campo que por sinal somente nas últimas décadas vem sendo explorado. A leitura de autores que já escrevem acerca deste tema tem agregado muito para estabelecer e direcionar este trabalho, além disso, as disciplinas do cursode Pedagogia tem dado suporte reflexivo para o amadurecimento e os apontamentos feitos neste artigo. O trabalho é uma das formas do homem atuar sobre o mundo e que o faz de várias formas, mas com certeza o faz devido à bagagem que traz de sua herança cultural e sua ideologia acerca das relações sociais. Franco (1989) em seu artigo aborda sobre a visão marxista acerca do trabalho e relata que aconsciência humana nesta concepção é estabelecida a partir do trabalho e das relações sociais.

1

“O trabalho é, em primeiro lugar, um processo entre o homem e a natureza um processo integrado no qual o ser humano faculta, regula e controla a sua forma material com a natureza através de sua atividade... Ao atuar sobre a natureza externa a si, modificando-a, o ser humano modificasimultaneamente sua própria natureza...” (Marx, 1979, p. 118).

Partindo da antiguidade Grega e Romana o homem adaptava a natureza a si e a isso denominamos trabalho. Como naquele período não havia classes ele era educado na lida com a terra, principal meio de produção e o que chamamos de “comunismo primitivo”, e uma geração ensinava a outra. É nesse contexto que surge a propriedade privada e as classessociais. Os donos de terras não dependem do trabalho para viver, cabendo assim aos não proprietários o cultivo das terras privadas para sua sobrevivência e a dos seus senhores. Atrelada a forma de trabalho nesse período, incluímos aqui algumas considerações acerca da educação, pois ambos estão em constante relação desde essa época. Neste momento, portanto temos a origem da escola, que no gregosignifica ócio. Indo além, mencionamos dois tipos de educação deste período: a educação escolar para os donos das terras e a educação para o trabalho, destinada aos não proprietários. A educação para o trabalho advém desse período e é nela que está o foco de nossas pesquisas. Na Idade Média algumas características ainda permanecem. Embora os gregos e os romanos já residissem nas cidades o trabalhoagrícola supria suas necessidades. A única coisa que podemos diferenciar uma época da outra era o tipo de trabalho uma vez que no primeiro momento falamos de um trabalho escravo, já no segundo momento falamos do trabalho servil. A educação nesta época se dava nas escolas paroquiais para a classe dominante ainda caracterizada pela ocupação do ócio, “ócio da dignidade”. Com atividades físicas assim como...
tracking img