Historia da sadude publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia da saúde Publica da humanidade
Pode-se dizer que a preocupação com a saúde da sociedade, da população de uma forma coletiva, começou com as primeiras epidemias que afetaram um maior número de pessoas, e fizeram com que se começasse a pensar na causa destas. Há na bíblia registros de doenças, como a lepra (hoje conhecida como hanseníase), que afetaram a vida de muitas pessoas ainda naépoca de Cristo, onde também já aparece a preocupação de isolar essas pessoas, dando a entender que se pensava no contágio e assim, automaticamente, na saúde coletiva. Observasse pelos relatos Bíblicos também que se tinha a compreensão que a enfermidade era transmissível, mas que os isolamentos se justificavam de forma empírica como fato vergonhoso, já que estas enfermidades eram tidas como castigodivino.
Na Idade Média a Igreja exerceu grande influência na política e conseguintemente na área da saúde. A doença era vista como um castigo divino, e os doentes eram isolados. O isolamento evidencia a falta de tratamento e o atraso científico da Idade Média.
As casas de assistência aos pobres, abrigos de viajantes e peregrinos, mas também instrumentos de separação e exclusão quando serviampara isolar os doentes do restante da população. Um dos valores básicos que envolvia a existência dos hospitais do medievo era a caridade, pois cuidar dos doentes ou contribuir financeiramente para a manutenção destas casas significava a salvação das almas dos benfeitores.
Mas ao mesmo tempo com o aparecimento de novas doenças, alguns estudiosos passaram a acreditar que as doenças poderiam passarde uma pessoa para outra, começando a idéia de que há formas, além da benevolência divina, de se evitar doenças.
Nos anos 1300, ao tempo da peste negra, um médico árabe relatava que a doença podia ser contraída pelo contato com os doentes ou através de peças de vestuário, louça ou brincos (Sournia & Ruffie, 1986). De qualquer modo, na visão de mundo dos cristãos medievais, estavacontextualizado o temor que a doença imprimia. A sensação de que devia ser mantida à distância, o necessário afastamento do perigo desconhecido pressentido, o medo do sofrimento e da morte.
Depois dessa época de domínio da Igreja, entramos numa fase de racionalismo e grande crescimento científico, o iluminismo. Nesta fase, junto com a ciência, os conhecimentos na área da saúde tiveram grande avanço.
O serhumano que acompanhava o nascimento da ciência moderna era conquistador e proprietário da natureza, não mais seu partícipe e observador harmonioso. Esta perspectiva abriu caminho para as práticas terapêuticas intervencionistas.
Com uma visão mais racional da doença, foi possível pensar em maneiras de evitar as epidemias. A liberação de pesquisas científicas anteciparam novas descobertas como formasde prevenir algumas enfermidades e conter o contágio de outras, assim como as vacinas que representaram um grande marco para a prevenção à tuberculose, tétano, meningites, enfermidades que em épocas remotas eram capaz de dizimar populações, bem como a descoberta do primeiro microscópio.
O iluminismo antecipou o surgimento do capitalismo. Com o surgimento de fábricas, surgiram empregosexaustivos. E logo depois, surgiram os centros urbanos, a desigualdade social e a falta de estrutura nesses centros
Os graves problemas sociais do início do capitalismo industrial, as desastrosas condições de vida e trabalho, geradas pela formação e crescimento dos núcleos urbanos e pela necessidade cada vez maior de expandir o capital industrial, às custas da exploração da força de trabalho e da pobreza.Desta forma o crescimento desordenado das cidades e dos núcleos de trabalhadores nem sempre contava com as mais perfeitas condições de habitação, saneamento básico, tratamento adequado da água. Esses graves problemas sociais evidenciaram a influência do contexto social na saúde da população. Foi a partir desse momento que se iniciou a preocupação com a influência das condições de vida na...
tracking img