Historia da regiao norte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da região Norte do Brasil foi decisiva para a formação do atual estado nacional e seu contexto geográfico estratégico no contexto continental.
Os primeiros habitantes da região Norte,como no resto do país, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias, do período pré-colombiano até a chegada dos europeus.
Os espanhóis, entre eles, Franciscode Orellana, organizaram expedições exploradoras pelo rio Amazonas para conhecer a região. Após longas viagens ao lado de Francisco Orellana, Gonzalo Hernández de Oviedo y Valdés, escreveu em Veneza,uma carta ao cardeal Pedro Bembo, exaltando a fauna e a flora existentes na região até certa época.
Em 1616, chegaram os portugueses. Eles construíram fortes militares para defender a região contra ainvasão de outros povos. Os portugueses também se interessaram pelas riquezas da Floresta Amazônica. Com isso, a região também foi parte de caminhos do Movimento das Bandeiras.
Os missionáriosvieram para a região à procura de índios para catequizar. Eles reuniam os índios em aldeias chamadas missões. As missões deram origem a várias cidades.
Os brasileiros de outros estados, principalmentenordestinos, vieram para a região Norte a fim de trabalhar na extração da borracha. Muitas famílias japonesas vieram trabalhar nas colônias agrícolas. Os japoneses iniciaram a plantação dapimenta-do-reino e da juta.
Durante as décadas de 60, 70 e 80, os governos militares implantaram um grande plano de integração dessa região com as demais regiões do Brasil, incluindo a construção de váriasrodovias (como a rodovia Transamazônica), instalação de indústrias e a criação da zona franca de Manaus.
Destaques de Pontos Turísticos da Região Norte
Acre:
Palácio Rio Branco (sede do governo).
- Museuda Borracha
- Horto Florestal
- Lago do Amapá
- Parque Ambiental Chico Mendes
- Casa do Seringueiro
- Obelisco aos heróis da Revolução Acreana.
- Feiras de artesanato.
Amapá:
- Feiras de...
tracking img