Historia da publicidade e propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi idealizado com o objetivo de mostrar como a Publicidade e Propaganda no Brasil evolui e trouxe ao mundo corporativo formas e idéias diferenciadas para divulgação de produtos e serviço com ou sem fins lucrativos, se tornando hoje a principal fonte para obtenções de vantagens competitivas.
Será apresentada a evolução na história da Publicidade ePropaganda de 1800 até 2000, trazendo ao conhecimento de todos: as dificuldades, as lutas pelos ideais e as vitórias conquistadas durante neste percurso.
Todo o conteúdo deste estudo foi desenvolvido por meio das explicações da professora Sandra, na disciplina de Publicidade e Propaganda lecionada na Faculdade Associada Brasil, através de pesquisas pela internet e por referênciasbibliográficas.

1. A HISTÓRIA DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL: 1800 A 1929

O primeiro anúncio em um jornal foi publicado em 1808 na Gazeta do Rio de Janeiro, era sobre a venda de uma casa e o modo de anunciar era parecidos com o de pregão, lembrando até os vendedores ambulantes dos dias de hoje.
Aparece em 1821 um novo jornal carioca chamado O Diário do Rio de Janeiro, que seapresentava como jornal de anúncios para facilitar transações comerciais da época.
No começo do século, surgem as revistas, com o intuito de promover anúncios, enquanto os jornais surgiram pela luta politica. Algumas revistas como Vida Paulista e Arara, pequenas, foram revistas publicadas em São Paulo durante anos por causa dos anunciantes locais.
A Vida Paulista era um seminárioilustrado, sua página principal era dedicada a caricaturas, havia também notas sociais, tópicos políticos e sonetos, seu padrão técnico em sete cores, enquanto a Arara tinha como característica seu formato pouco menor que um tabloide, com cores vivas de desenhos chamativos.
O tipo de propaganda forte no Brasil no começo do século era a sobre remédio. Com o formato em preto e branco e de tamanhomenor, remédios utilizados para combater a sífilis como outras doenças, se avolumaram em revistas, daí a frase que diz: um vasto hospital.
A partir de 1900, com o surgimento da Revista Semana, iniciou-se uma nova fase com uma linguagem menos agressiva, atualidades e preocupações literárias. Muitos nomes ficaram conhecidos nesta época devido aos anúncios em grandes escalas como: Drogaria J.Amarante, Charutaria do Comércio, Vinho Baruel, Loteria São Paulo, entre outros.
Em 1913 ou 1914, nasce a primeira agência de publicidade que tinha o nome de Eclética sendo os jornais quase iguais aos de hoje, mas externamente pobres em publicidade.
A Bayer foi a pioneira em fazer sucessivas campanhas e na medida em que iam lançando novos produtos, a propaganda da empresa mais e mais seavolumava.
Em 1920 através das muitas propagandas sobre sabonetes começava a preocupação com a beleza e estética. Seis anos depois fica mais nítido esta preocupação devido a anúncios sobre moda e assim se percebe a presença mais acentuada das empresas americanas e também chegavam ao país técnica norte- americana de propaganda comercial.
Em 1929, em São Paulo, surge a primeira empresade outdoor no Brasil, a Publix que está em funcionamento até hoje.
2. A HISTÓRIA DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL: 1930 A 1950

A crise de 1929 paralisou a propaganda, bem na passagem do período de especialização (começo das agências), para a importação de modelos mais evoluídos.
Com o aparecimento de indústrias nacionais a propaganda evoluiu rapidamente, com isso váriosinvestimentos como a criação da primeira clicheria comercial, a GM, assinou um contrato de painéis de estradas e os cinemas exibiam propagandas com slides, coloridos em lâminas de vidro e começa ai o desenvolvimento da publicidade.
Neste mesmo período, instalou-se no Brasil o primeiro escritório da J. Walter Thompson que veio para auxiliar a GM e com isso fechou-se o departamento de...
tracking img