Historia da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O presente projeto tem como objetivo verificar como o trabalho pode contribuir na subjetividade do adolescente e na construção de possíveis laços sociais necessários para seu desenvolvimento, crescimento e entrada no mundo adulto. Não obstante a isso contextualizar o período da adolescência, o que os levam a entrar no mercado de trabalho e quais são as suas experiênciasvivenciadas neste.

1.1. Problema:

Como o vínculo com o trabalho pode contribuir para que o sujeito adolescente construa sua Identidade e estabeleça laços sociais?

1.2. Hipótese

A escolha do tema surgiu a partir de questões levantadas por um grupo de adolescentes, que se reúnem na PUC Minas- São Gabriel, vinculados ao Projeto JUBRA (Juventude Brasileira), e que discutiam preocupaçõesrelacionadas ao mundo do trabalho e as escolhas na vida profissional.

A partis desses levantamentos colocados por eles, acreditamos na existência de uma valorização da temática do trabalho em suas experiências de vida. E apresentamos como hipótese que esse interesse (ou necessidade) dos adolescentes de estarem inseridos no mercado de trabalho é contemplado como fator importante por muitos deles. Issonos faz atentar ao estilo e padrões de vida e comportamento que são impostos na contemporaneidade, o que remete ao consumismo e a supervalorização das posses materiais e econômicas. O “ter” é extremamente valorizado em nossa sociedade ocidental.

Indagamos a entrada desses adolescentes no mercado de trabalho no sentido de que não optam pelo trabalho apenas como atividade fundamental para ajudarna renda familiar, mas também como fonte inicial de sua autonomia e reconhecimento social. Com o trabalho subtende-se que o sujeito é minimamente responsável e possuidor de uma renda que possibilita a aquisição de bens valorizados no seu grupo de convivência e na sociedade.

Outro argumento que levantamos como provável motivo da procura e integração do adolescente pelo trabalho é a pressãoadvinda dos pais, os quais desejam que seus filhos não se envolvam com outros fazeres que são prejudiciais a saúde Psíquica e/ou física, como por exemplo, a violência e as drogas. Há uma investida de muitos pais na precocidade do trabalho de seus filhos para que esses ocupem seu tempo com coisas benéficas. Nossa sociedade coloca o trabalho como um dos principais pilares na construção da identidade,principalmente no que diz respeito a moral e ética do sujeito.

1.3. Objetivos

Geral

• Verificar os efeitos do trabalho para o sujeito adolescente

Específicos

• Contextualizar o período da Adolescência;
• Analisar o trabalho como possibilidades de laços para os adolescentes;
• Pesquisar os motivos que levam os adolescentes a entrarem no mercado de trabalhoverificando pontos positivos e negativos gerados pelo trabalho.

1.4. Justificativa

A partir do conceito de adolescência e de alguns aspectos envolvidos como, o biológico, social, psicológico e histórico, foi o que provocou algumas questões e consequentemente a origem deste projeto. A idéia é saber qual o papel do trabalho para o sujeito adolescente enquanto facilitador ou que dificuldades trasna socialização e como os próprios adolescentes vêem tal questão.
Colhidas tais informações muito poderá ser assimilado a respeito da influência ou não do trabalho na vida social do adolescente que segundo Castro (2006), tem sido sujeito sem voz ativa na sociedade, tendo como representantes sujeitos adultos, que ditam o que é melhor para os jovens basendo-se em seus próprios saberes eexperiências. Isto torna os adolescentes sujeitos invisíveis socialmente e os faz ocupar um lugar marginalizado na sociedade. Este projeto propõe realizar uma pesquisa focada no sujeito adolescente trabalhador.

2. Marco Teórico

2.1 Adolescência

Consideramos importante resgatar historicamente o termo adolescente para melhor compreensão da atualidade. Posteriormente levantaremos conceitos teóricos...
tracking img