Historia da psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano. A psicologia conhecida hoje resulta da reunião de preocupações e métodos vindos da filosofia e da fisiologia. Só recentemente, surgiu o conceito de ciência, tal como hoje é usada, e só a partir da segunda metade do século XIX passou a existir a figura do psicólogo e passaram a ser criadasas instituições voltadas para a produção e transmissão de conhecimento psicológico. A história da Psicologia tem por volta de dois mil anos, está ligada em cada momento histórico, às exigências do conhecimento da humanidade, as demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.Através da filosofia grega, surgiu a primeira tentativa de sistematizar uma forma de psicologia, a qual definiram como o estudo da alma.
Os temas da psicologia estavam dispersos entre especulações filosóficas, ciências físicas e biológicas e ciências sociais e reconhecia-se a possibilidade de uma psicologia como uma área de conhecimento parcialmente dependente ou da biologia ou da sociologia. Apsicologia cientifica reivindica um lugar à parte entre as ciências, por outro lado, não conseguiu se desenvolver sem estabelecer relações cada vez mais estreitas com as ciências biológicas e com as da sociedade. Há uma perplexidade quando se descobre não existir muita diferença entre os homens. Com a modernidade tais experiências induzem os homens a uma interiorização sobre as causas e os significadosde tudo o que fazem, do que, quem e como são e porque tomam determinadas ações. E para tanto, a ilusão da liberdade e da igualdade são fatores fundamentais nos questionamentos humanos, na condução de projetos de psicologia como ciência independente, pois a crise da subjetividade requer uma solução, e é na psicologia o caminho a se percorrer.

II – DESENVOLVIMENTO
Definição
Psicologia é aciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. A história da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), se confunde com a Filosofiaaté meados do século XIX.

História da Psicologia
A história do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a.C. até a dominação romana, às vésperas da era cristã.
Os gregos foram o povo mais evoluído nessa época. Uma produção minimamente planejada e bem-sucedida permitiu a construção das primeiras cidades-estados. A manutençãodessas cidades implicava a necessidade de mais riquezas, as quais alimentavam, também, o poderio dos cidadãos (membros da classe dominante na Grécia Antiga). Assim, iniciaram a conquista de novos territórios (Mediterrâneo, Ásia Menor, chegando quase até a China), que geraram riquezas na forma de escravos para trabalhar nas cidades e na forma de tributos pagos pelos territórios conquistados.Avanços na Física, na Geometria, na teoria política permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como a Filosofia e a arte. Alguns homens, como Platão e Aristóteles, dedicaram-se a compreender esse espírito empreendedor do conquistador grego, ou seja, a Filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade.
É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa desistematizar uma Psicologia. O próprio termo psicologia vem do grego psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. Portanto, etimologicamente, psicologia significa “estudo da alma”.
Os filósofos pré-socráticos (assim chamados por antecederem Sócrates, filósofo grego) preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo através da percepção. Discutiam se o mundo existe...
tracking img