Historia da psicologia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Hospitalar:

Ao longo de séculos, a assistência psicológica aos enfermos confundiu-se com a assistência religiosa. Em clínicas e hospitais esse acompanhamento era realizado por freiras. Podemos dizer que a inserção de um psicólogo no cenário hospitalar deu-se pela primeira vez em 1818, quando, no Hospital McLean, em Massachussets, formou-se a primeira equipe multiprofissional queincluía um psicólogo. Nesse mesmo hospital foi fundado, em 1904, um laboratório de psicologia onde foram desenvolvidas pesquisas pioneiras sobre a Psicologia Hospitalar.

Depois da Segunda Guerra Mundial, quando houve uma série de mudanças no cenário global, os hospitais começaram a constituir equipes interdisciplinares buscando oferecer respostas diferenciadas às complexas demandas da sociedade.Lentamente, sistemas de atenção integral ao indivíduo começaram a ser criados. Dessa maneira, fez-se necessário que o acompanhamento psicológico ao paciente evoluísse daquela concepção puramente religiosa e missionária para a atenção psicológica profissionalizada. Nos anos 50 o cotidiano hospitalar era seguido por normas rigorosas da medicina e nessa configuração o modelo cartesiano prevalecia. Opaciente era comparado a uma máquina que precisava ser reparada. Havia uma certa frieza e distanciamento no procedimento médico e a intervenção médica era considerada objetiva. Esse modelo biomédico já era questionado nessa época pelos trabalhos de Freud, Lacan e Jung que mostravam claramente uma interação entre mente, corpo e ambiente. De acordo com esses trabalhos concluiu-se que os problemashumanos residiam para além dos sintomas verbalizados.

Na Pós-modernidade surgia um modelo biopsicossocial, o qual levava em conta todos os aspectos inerentes ao sujeito. Nessa época surgia um homem complexo, um homem que se distanciava do ideal positivista e punha-se a questionar o seu lugar no mundo. Entre os anos 50 e 60 fundamentos filosóficos conduziram a uma ampliação do conceito depsicologia hospitalar. Antes de ser encarado como doente, uma condição passageira, o indivíduo podia ser pai, filho, marido, advogado, etc... Muitos especialistas utilizam o termo Psicologia da Saúde para designar esse tipo de atenção. Essa disciplina combinaria os saberes educacionais, científicos e profissionais da psicologia em ações integradas para a prevenção de doenças, para a promoção do bem-estare para a manutenção da saúde. Poderíamos percebê-la como uma junção das ciências médicas e sociais.

No Brasil a psicologia hospitalar vem com uma função atrelada à Psiquiatria quando, na década de 30, foram fundados os primeiros serviços de Higiene Mental como propostas alternativas à internação psiquiátrica. Na década de 40, as políticas de saúde no Brasil são centradas no hospital e seguemum modelo que prioriza as ações de saúde via atenção secundária (modelo clínico-assistencialista), e deixa em segundo plano as ações ligadas à saúde coletiva (modelo sanitarista). Nessa época o hospital passa a ser o símbolo máximo de saúde, idéia que, de alguma maneira, persiste até hoje. Muito provavelmente, essa é a razão pela qual, no Brasil, o trabalho da Psicologia no campo da saúde édenominada Hospitalar, e não, Psicologia da Saúde, como em outros países.

Os relatos da inserção do psicólogo em hospitais começam na década de 50, com Matilde Neder, psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, instalando um Serviço de Psicologia Hospitalar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Essa senhora foi a pioneira nos trabalhosinterdisciplinares e humanistas oferecidos na área da saúde hospitalar, sendo responsável pela revolução no atendimento médico-hospitalar. Ao ser convidada para esse trabalho, ela procurou fazer uma adaptação técnica do seu instrumental teórico, acoplando-o à realidade institucional. Foram então criados modelos teóricos de atendimentos que visavam a uma agilização desses atendimentos para que se tornassem...
tracking img