historia da psicologia cap 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1

O Estudo da História da Psicologia

Na Psicologia não há uma única forma de abordagem, uma definição aonde todos concordem. O que criou uma divisão e fragmentação na especializaçãodestes profissionais, surgindo assim diversas linhas de estudo, a única coisa que as ligam é o interesse na natureza e o comportamento humano, exemplos da abordagem comportamental, que tenta sercientífica, e uma área que une o estudo da história da pessoa, porque isso explora suas origens, colocando o passado em perspectiva para explicar o presente, isso acontece muito com os psicólogos clínicosque tentam entender os comportamentos dos adultos descobrindo coisas de sua infância, Há ainda os psicólogos behavioristas que acreditam que o condicionamento prévio e as experiências de reforçodeterminam o comportamento. 
No século V a.C. Platão, Aristóteles e outros filósofos gregos, já trabalhavam com questões que preocupam os psicólogos até hoje, exemplos da natureza e o comportamentohumano, o estudo desses textos antigos nos proporcionou conhecimento sobre os tópicos básicos, a grande diferença entre a psicologia moderna e as suas raízes filosóficas, se dá através dos métodos quesão usados.
Até o fim do século XIX, os filósofos tiravam suas conclusões sobre o humano e a natureza humana, somente através de especulações, intuindo e generalizando, tinha como base a suaprópria experiência. Somente quando os pesquisadores começaram a confiar na observação e na experimentação, cuidadosamente controladas para estudar a mente humana, é que a psicologia começou a adquirir umaidentidade distinta como ciência.
Ao contrário dos historiadores, os psicólogos tem um diferencial que é a metodologia para coleta de dados científicos, criam situações ou estabelecem condições quepermitam a geração dos dados. Os psicólogos podem realizar uma experiência em laboratório observar o comportamento em mundo real, sobre condições controladas, fazer um levantamento ou calcular a...
tracking img