Historia da propaganda

Páginas: 10 (2449 palavras) Publicado: 12 de março de 2013
História da propaganda

Alunos: Brenna D’Castro, Carolina Tenório, Gabriella Spiaggia, Isabel Vanessa, Ivana Queiroz, Letícia Cattozzi, Thiago Santana e Vitória Caroline.

Orientadores: Deyglis Fragoso, Erik Soares e Lorena Brígida.

Jaboatão dos Guararapes-PE
20/08/2012
Brenna D’Castro, Carolina Tenório, Gabriella Spiaggia, Isabel Vanessa, Ivana Queiroz, Letícia Cattozzi, Thiago Santanae Vitória Caroline.

História da Propaganda



Trabalho de aprofundamento do conteúdo da Feira de Conhecimentos.
Instrutores: Deyglis Fragoso, Erik soares e Lorena Brígida.

Jaboatão dos Guararapes-PE
20/08/2012

3
Sumário

I – Introdução--------------------------------------------------4
II - Historia da propaganda-----------------------------------5III-A evolução das propagandas-----------------------------6
IV - Censura ---------------------------------------------------8
V - Como as propagandas influenciam---------------------9
VI - A propaganda no Brasil--------------------------------14
VII - Conclusão-----------------------------------------------19
VIII -Bibliografia-------------------------------------------21 IX – Anexos--------------------------------------------------22







4
I-Introdução

Este trabalho tem por objetivo principal a propaganda, considerando os aspectos históricos. Foi na Igreja Católica do século XVII que o termo “propaganda” foi utilizadopela primeira vez. Isto aconteceu quando o papa Gregório XV criou a Sagrada Congregação Católica Romana para a Propagação da Fé ou “sacra congregatio Christiano nomini propaganda”. Durante este período a igreja católica concentrava grande poder e a propaganda foi utilizada como ferramenta de propagação e manutenção da fé além de ser utilizada para conversão de povos pagãos. O entendimento que temoshoje sobre propaganda como sinônimo de semear e incutir ideias e ideais, vem deste período. Com a reforma protestante, o surgimento da imprensa, das classes mercantis e mais tarde com a revolução industrial. A igreja passa a não ser mais a única a propagar ideias. As organizações não católicas começam a utilizar a propaganda como ferramenta de difusão de suas doutrinas e ideais.
5
II - Históriada propaganda

As organizações religiosas antigamente se constituíam nas principais difusoras de ideias. O clero era o centro do conhecimento e os únicos habilitados a ler e escrever. Neste período a propaganda assumiu um caráter de divulgação de natureza religiosa para conversão dos povos gentios.
A Reforma protestante, o aparecimento da imprensa, o surgimento das classes mercantis ecomerciais, a descoberta de novos mundos e, mais tarde, a Revolução Industrial, fizeram com que a Igreja Católica perdesse seu monopólio na propagação de ideias. Outras organizações não católicas começaram a se utilizar da propaganda na difusão de novas ideias, princípios e doutrinas, a qual deixou de ser exclusividade dos sacerdotes e se tornou uma atividade peculiar a vários tipos de organizaçõeseconômicas, sociais e políticas.


6
III - A evolução das propagandas

Ao contrário do que pensamos, a publicidade é algo que existe há muito... Como pinturas em paredes e rochas, por exemplo. E junto com essas “expressões artísticas”, vinham os panfletos a fim de atingir o público-alvo. Na Arábia antiga faziam mensagens comerciais políticas. Já os egípcios utilizavampapiros para fazerem cartazes, e em Pompeia havia tabuletas a anunciar combates entre gladiadores. Na Inglaterra, apareceu o que seria mais um meio de propaganda de produtos e serviços, o jornal. Porém, com o tempo apareceram as propagandas enganosas, mas foi este problema que resultou na regulamentação dos conteúdos publicados nos anúncios publicitários, no sentido da proteção do consumidor. Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da propaganda
  • Historia da propaganda
  • História da Propaganda
  • A Historia da Propaganda
  • História da propaganda
  • História da propaganda
  • Historia Da Propaganda
  • História da propaganda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!