Historia da politica do sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Histórico do sistema de saúde, proteção social e direito à saúde
Marly Marques da Cruz

O Capítulo 2 da Parte I compreende os fundamentos teóricos e conceituais e os marcos legais de proteção social que propiciaram a constituição da saúde como um direito. Está dividido em duas partes: a primeira é referente ao histórico do sistema de saúde brasileiro; a segunda corresponde ao sistema deproteção e de direito à saúde. Este capítulo tem por objetivo apresentar as origens e a evolução do sistema de saúde brasileiro considerando os marcos da proteção social e do direito à saúde, caracterizar os marcos teóricos e conceituais que fundamentaram a reforma sanitária e deram origem ao Sistema Único de Saúde (SUS), bem como discutir os princípios e diretrizes do SUS com base na concepção deextensão dos direitos no setor saúde. Com o intuito de proporcionar leitura e aprendizado dialogado e motivador, procuramos trabalhar o Capítulo 2 com atividades que, na realidade, são um convite para você começar a refletir sobre as temáticas centrais. A intenção é que você possa problematizar sobre os pontos sugeridos, fazer uma aproximação com os conceitos e com a sua realidade e,posteriormente, retornar a eles na leitura ou em alguma outra atividade de síntese.

Histórico do sistema de saúde brasileiro
Para iniciar o estudo deste tema, sugerimos que você realize uma atividade para recuperar o que lembra dessa história da qual você também faz parte.

Q ualificação

de

G estores

do

sus

Para praticar
Faça suas reflexões a respeito das seguintes questões: • Comoestava estruturada a rede de assistência à saúde antes do SuS e quem tinha acesso a essa rede? • Quem financiava a saúde? • Do ponto de vista do acesso, o que mudou com a consolidação do SuS? • De acordo com os períodos apresentados nos textos de leitura complementar e no vídeo sugeridos no capítulo 1, como podemos relacionar as conjunturas político-econômicas à conformação dos diferentesmodelos de sistemas de saúde? Para sistematizar e registrar suas reflexões, você pode construir um quadro como sugerido a seguir.
Períodos Principais instituições Quem tinha acesso Quem financiava Contexto político e econômico

Vamos agora aprofundar um pouco mais sobre a história das políticas de saúde no Brasil, considerando os períodos históricos mais marcantes, as instituições envolvidas, ascondições de acesso ao sistema, os aspectos relativos ao financiamento e aos contextos político-econômicos característicos dos períodos.

Para praticar
leia o texto “História das políticas de saúde no brasil: a trajetória do direito à saúde”, de tatiana Wargas de Faria baptista, no livro Políticas de saúde: a organização e a operacionalização do Sistema Único de Saúde, organizado por GustavoCorria Mata e Ana lucia de Moura Pontes (2007). o texto encontra-se disponível no site: http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area=Material&Mnu=&tipo=8&num=25 Com base nessa leitura, responda: quais foram os problemas destacados em relação ao sistema de saúde do brasil que suscitaram a necessidade de reformulação do sistema de saúde vigente? Sistematize sua resposta.
36

Histórico do sistema desaúde, proteção social e direito à saúde

Você pode observar que naquela conjuntura foram muitos os problemas que deram origem à reformulação do sistema de saúde brasileiro. Dentre eles destacamos:  desigualdade no acesso aos serviços de saúde;  multiplicidade e descoordenação entre as instituições atuantes no setor;  desorganização dos recursos empregados nas ações de saúde, curativas epreventivas;  baixa resolutividade e produtividade dos recursos existentes e falta de integralidade da atenção;  escassez de recursos financeiros;  gestão centralizada e pouco participativa. Foi diante desses problemas e de um cenário marcado pela abertura política, após o regime ditatorial, que os atores políticos da reforma sanitária tiveram acesso ao aparelho do Estado (Ministério da Saúde e...
tracking img