Historia da pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades
Exercício I semana – Platão (Menon)
01 – Sócrates na conversa com o menino escravo, constrói um dialogo onde ele induz ao menino a raciocinar, e Platão afirma que o menino já sabecalcular, algo que não foi ensinado nessa vida, algo de um aprendizado que ele recorda de outra vida, memoria da alma.
02 – Sim acredito. Mas o aprendizado de virtudes, também esta ligado a hábitos e aocaráter.
Exercício II semana – Platão (livro VII – Republica)
01 - Educação de forma natural e gradativa.
02 - Para passar para os outros, o que aprendeu e descobriu.
03 - Um tipo de rejeição dosoutros prisioneiros, que não acreditam nele. É acham que não vale a pena sair dali.
Exercício III semana – Tomas de Aquino
1 – A afirmação de que a “vida ativa é dar o pão a quem tem fome”. Descrevebem essa visão, de que o docente pertence a ação por ser um aprendizado para o dia de hoje, já o contemplativo um estagio mais a diante onde é voltado paro ensinamento , ou seja a conclusão da vidaativa.
Exercício IV semana – Montaigne
1 – A afirmação de que “certamente tornaremos a criança servil e tímida se não lhe dermos a oportunidade de fazer algo por si”, relata bem o ensino de hoje,quando alguns educadores não aceitam a individualidade de seus alunos. Não existe a valorização da prática junto a teoria, em aulas dadas de forma mais consistentes e natural, levadas ao cotidiano dacriança de forma lúdica, quando a criança poderá alcançar mais rápido o contemplativo. O educador deve respeitar o tempo da criança, mas não esquecer que ela tem um mundo de possibilidades a serexplorado. A disciplina deve ser aplicada, mas não de uma forma sufocante, onde o aluno não pode apresentar o seu “Eu”, e aprende que ser o que ele é não é correto.
Exercício V semana – Rousseau
1 – Aimportância de lembrar que o aluno é um ser em formação que precisa ser educado, mas não podado ou atropelado pela que convém a sociedade ou aos seus educadores. Com certeza é importante a participação...
tracking img