Historia da musica eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Especial | O Mundo da Música Eletrônica - Parte I
Os primeiros passos do gênero musical que mais cresce no planeta

Hoje, a música eletrônica é um dos mais importantes pilares da indústria fonográfica. Desde seus gigantescosfestivais até a influência na composição da música contemporânea, a EDM  (Electronic Dance Music) é a vertente musical que mais cresceu nos últimos anos. O alinhamento comas tendências de mercado e a evolução da tecnologia trazem cada vez mais sucesso econômico, reconhecimento crítico e uma popularização comparada ao rock nos anos 60 e 70.
O Omelete preparou um especial que mostrará a história, explicará os termos e dissecará os estilos mais conhecidos deste mundo cada vez mais presente no nosso cotidiano. Nesta primeira parte, mostraremos onde tudo começou, deonde vieram as principais influências e quais músicos começaram a história deste som que, mais do que um estilo musical se tornou um estilo de vida.
Um início erudito
Antes de ser sinônimo de balada e tecnologia, a música eletrônica foi algo rústico e até erudito. Os primórdios deste estilo são conectados à Thomas Edison, renomado inventor estadunidense, que entre inúmeras criações, fez ofonógrafo, primeiro aparelho a conseguir reproduzir eletricamente sons previamente gravados - algo que ainda é o cerne da EDM atual.
Tal inveção mudou a música como um todo. A partir dali, iniciou uma fase de reprodução e disseminação das inúmeras obras artísticas envolvidas com o som. Já no final da década de 1940, com essa possibilidade de gravar e reproduzir sons cada vez mais expandida, ofrancês Pierre Schaeffer começou a unir diferentes instrumentos e gravações em uma só música. Os ruídos gerados pelos toca-discos de vinil, unidos a manipulação da velocidade ou do sentido da leitura feita nas gravações, deu origem as primeiras mixagens.
Naquele mesmo período, a e-music começava a tomar forma também na Alemanha. Werner Meyer-Eppler,Herbert Eimert e Robert Beyer se uniram para criar o primeiroestúdio totalmente dedicado ao estilo. Enquanto na França os experimentos eram feitos com objetos sonoros e instrumentos musicais, as técnicas alemãs eram aplicadas a sons gerados por osciladores elétricos. Ambas vertentes traziam um caráter experimental e ainda clássico, para um tipo de música que dali a alguns anos se tornaria tão popular quanto o rock'n'roll.
Da mistura à popularização
Foi nadécada de 60 que o gênero entrou na cultura mundial, ao ganhar o cenário da música estadunidense. O uso de vertentes da música eletrônica teve grande influência nos trabalhos de bandas como The Beatles eBeach Boys, que deixavam de lado o uso de instrumentos acústicos, para usar sintetizadores e outros equipamentos eletrônicos. No entanto, nenhuma outra banda, integrou tal vertente com tantamaestria quanto a inglesa Pink Floyd. Seu rock psicodélico e progressivo, principalmente dos discos iniciais, como The Piper at The Gates of Dawn, mostrava uma mistura coesa dos elementos eletrônicos, edições assimétricas e efeitos de teclado que, mais tarde, virariam sua marca registrada.
Até ali, a e-music era vista como um sub-gênero, algo que se aproveitava em estilos mais consagrados como o rockou o jazz. Em meados dos anos 70, o Kraftwerkinverteu este cenário. O grupo alemão começou com trabalhos experimentais, onde unia instrumentos comuns, como baixo, guitarra e violinos, a sintetizadores e osciladores; formando, àquela época, um som único. A popularidade veio com os discos lançados entre 1975 e 1978, cujos conceitos influenciaram a música contemporânea dali em diante.
Com a rápidapopularização do estilo, mas ainda com um estigma de vanguarda atrelado a si, a música eletrônica começou a ter no ambiente undergound seu refúgio. As criações independentes começaram a surgir com maior frequência, principalmente pelo aparecimento dos computadores. Com eles, os primeiros aparelhos de armazenamento e mistura de músicas, ossamplers, surgiram - assim como a possibilidade de...
tracking img