HISTORIA DA MARCA ADIDAS

608 palavras 3 páginas
A origem da marca foi em 1920, numa pequena cidade na Alemanha, quando Adolph Dassler, filho de sapateiro, começou um pequeno negócio de calçados esportivos e malas militares, como forma de sustentar a família, a antiga lavanderia de sua mãe, logo adentrou ao empreendimento, tornando uma pequena oficina para seus trabalhos.
Era necessário ser criativo para atingir seu objetivo de criar calçados esportivos duráveis para proteger atletas de lesões, eram anos pós guerra, de desemprego e inflação, e não haviam recursos e nem capital para grandes investimentos, os calçados eram todos feitos a mão. Em 1924, seu irmão Rudolf se juntou ao negócio, eles fundaram a “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (em alemão, Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler), inicialmente empregando apenas 12 trabalhadores. Rudolph cuidava da parte administrativa da empresa, enquanto Adoph era responsável pela produção e desenvolvimento dos calçados.
Em pouco tempo e com muito trabalho, houve uma crescente na produção, e em 1925, Dassler criou suas primeiras patentes, uma para calçados de corrida, com cravos forjados a mão, outra para chuteiras de futebol com travas, para uma maior segurança dos jogadores.
A empresa cresceu, com a obtenção de sucesso que ocorreu graças aos novos modelos de calçados criados, com isso logo vieram novos calçados esportivos específicos.
Em 1928 alguns esportivas alemães utilizaram seus calçados nas disputas dos Jogos Olímpicos de Amsterdã. Foi no ano seguinte que a empresa iniciou sua produção de chuteiras de futebol, com solado de couro e travas que combinavam com a barra de estabilização.
Nas Olimpiadas de 1936, em Berlim, o atleta Jesse Owens ganhou quatro medalhas usando os calçados dos Dassler, entre outras importantes medalhas, que fizeram a marca chamar a atenção de vários técnicos esportivos de equipes nacionais. Nessa época a oficina já possuía 100 funcionários e aproximadamente 30 modelos de calçados, para 11 disciplinas esportivas

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas