Historia da maquiagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DA BELEZA

Nos primórdios da civilização, o homem não conhecia a vaidade como nos tempos modernos. Sujos, desgrenhados e pouco sociáveis, sua preocupação era a sobrevivência. Quando surge o período paleolítico, o homem começa a se reunir em grupos, ficando mais sedentário, se fixando na terra, surgindo os primeiros toques de vaidade e de diferenciação hierárquica. Os chefes em geralo mais forte do grupo, enfeitavam-se com as garras e os dentes dos ferozes animais que caçavam. Feiticeiros e curandeiros adornavam o corpo com pinturas “mágicas” que enfatizassem sua condição de estarem ligados aos espíritos.
Surgiram também as primeiras “pinturas de guerra” relacionadas à pintura mágica do feiticeiro que dariam mais força ao guerreiro, além de assustarem o adversário. Aindahoje povos primitivos da áfrica e da Austrália e índios do Brasil utilizam essas pinturas de guerra.
Na antiga Babilônia (Mesopotâmia), homens e mulheres se maquiavam com muito exagero; essa maquilagem era feita com produtos como o Kohl (carvão) para os olhos, terracota, antimônio, henna, índigo, chumbo branco, resinas naturais e vermelhão.
No Egito, a maquilagem se tornou uma parte da higienediária e alcançou um requinte surpreendente. Passou a ser um verdadeiro ritual de beleza que consumia grande parte do dia nas elegantes cortes. Estabelecendo uma escala de cores, homens e mulheres do antigo Egito enfeitavam o rosto de um modo muito interessante. As maças do rosto, cobertas com uma base branca, (obtida com alvaiade em pasta, de carbonato básico de chumbo). Recebiam toques de tinta ocrecomo se fosse um blush, enfatizando molares e subindo até as têmporas. Os lábios eram primeiro delineados com uma tinta mais escura do que com aquela que os iria cobrir. Os olhos mereciam maior destaque: eram delineados e aumentados com Kohl, as pálpebras recebiam toques de índigo sobre elas se esfumavam uma sobra em pó colorida, feita de mala quita moída (pedra), açafrão, cor, Ana e outros póscoloridos, também entravam na maquilagem diária dos egípcios.
Devemos lembrar que a corte do faraó não permitia que seus membros tivessem pêlos no corpo. Eles se depilavam inteiramente com cera quente de abelha ou usavam a navalha. Homens e mulheres com tendência a calvície usavam perucas feitas de cabelo dos escravos ou da população (que ofereciam suas cabeleiras com grande honra, para seremtransformados em perucas reais) e também perucas de papiro e linho.
Os gregos tinham mais preocupação com a saúde e a beleza do corpo do que com a maquilagem propriamente dita. O culto aos esportes e à boa alimentação era uma prioridade na Grécia, ao lado da literatura, da filosofia e do teatro. A maquilagem era usada, mas não era com a mesma quantidade observada na babilônia e no Egito. Os homensnão usavam maquiagem, mas procuravam manter a forma com muito exercício físico, massagens e banhos aromáticos. As mulheres elaboravam os penteados com fitas e cachos, pintavam levemente o rosto e os olhos e também se cuidavam fazendo ginástica e dança.
Os romanos adquiriram dos gregos o costume dos banhos e dos exercícios. Copiaram e releram os penteados das mulheres e criaram modeloscaracteristicamente romanos. A pintura era mais exagerada entre as cortesãs, mas não deixavam de ser usadas pelas mulheres da corte dos senadores e da elite. Óleos perfumados de massagem de banhos (termas), faziam parte da caixa de maquiagem de toda mulher elegante nos tempos de Roma.
Quando o império romano se enfraqueceu, e o cristianismo tomou conta da Europa, houve uma reviravolta sobre o termo vaidade.Ela passou a ser pecado; portanto banida das pessoas de bem. As mulheres foram aos poucos sendo alvo dessa nova ordem que desaconselhava inclusive o banho. Com isso os costumes das termas, dos banhos e das massagens com óleos perfumados dos romanos passaram a ser considerados “hábitos pagãos” e, portanto pecaminosos. A falta de higiene favoreceu o aparecimento de uma peste que dizimou metade da...
tracking img