HISTORIA DA INFORMATICA

5562 palavras 23 páginas
1. INTRODUÇÃO

A informática está presente em nossas vidas como uma ferramenta indispensável no dia à dia nesses novos tempos em que todos necessitamos dela seja para trabalhar,se divertir ou até mesmo reencontrar velhos amigos.
Difícil alguém conseguir se imaginar sem a informática atualmente, porém, poucos se interessam em saber a origem de uma “amiga” tão importante.
Ao elaborar uma análise histórica da informática percebe-se facilmente seu desenvolvimento ao longo dos anos. Entretanto, na tentativa de ilustrar somente os momentos mais importantes e fundamentais que compõe seu contexto histórico algumas características ficarão implícitas ao leitor. A história da informática mistura-se com outros contextos como, por exemplo, a história das redes de computadores, telecomunicações e outras.
Com o crescimento populacional, a globalização e o desenvolvimento do capitalismo no século XX, surgem novas necessidades para o ser humano. A quantidade de dados e informações para serem armazenadas e computadas atinge um volume incalculável. A informática surge neste contexto: superar a necessidade do ser humano de registrar e manipular dados em grandes quantidades com precisão e rapidez.

2. EVOLUÇÃO HISTÓRICA
A história da informática começa a muitos séculos atrás,cerca de 3000 antes de Cristo. Mas de certo modo, são registradas três datas de nascimento para o computador: uma como dispositivo mecânico de computação, com o surgimento do ábaco; outra como um conceito, com Babbage em 1833; e a terceira como o moderno computador eletrônico digital (1946).

O início de tudo começou com o Ábaco: instrumento composto de varetas ou barras e pequenas bolas, utilizado para contar e calcular. O mais antigo data de aproximadamente 3.500 a. C., no Egito. Por volta do ano 2.600 a. C. apareceu o ábaco Chinês que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan, de modo semelhante apareceu no Japão o Soroban. Ele constituiu o primeiro dispositivo manual de

Relacionados

  • A Hist Ria Da Bandeira Do Brasil Inf Rmatica
    348 palavras | 2 páginas