Historia da infancia em goiás resumo

As crianças que morriam eram idealizadas como anjinhos, as mães não choravam pela morte de seus filhos porque para elas, as crianças que morriam eram anjinhosque iam para o céu, tem até o exemplo de uma mãe que exclamou:
'' Ó como estou feliz! Ó como estou feliz, pois morreu o último de meus filhos! Que eu estou!Porque ela acreditava que com seus cinco filhos mortos nada a impediria de ir para o céu também, pois na concepção dela quando ela morresse, suas cincocriancinhas a estariam chamando dizendo: Entra Mamãe, entra..!
Buscando as razões dessa irresponsabilidade dos pais quanto a morte de tantas crianças, José MariaTeixeira achava que duas grandes causas sociais determinavam a alta mortalidade das crianças: A ilegitimidade dos filhos e a falta de educação física, moral eintelectual das mães.
Pensando em acabar, ou pelo menos amenizar a morte de tantas crianças foi criado a roda dos expostos que tinha como objetivo acolher ascrianças rejeitadas e dá-las assistência até a adolescência. Porém essa roda não teve seu objetivo alcançado pois o ato de abandonar uma criança se tornou grandedemais sendo símbolo da imoralidade sexual e também a falta de recursos para manter tantas crianças, como as amas protetoras que amamentavam todas as crianças, e apobreza destinada a poucos recursos fez com que a roda chegasse ao fim.
As mulheres sempre submissas ao marido não viam a importância que elas tinham navida das crianças que as tratavam como adultos imperfeitos.