Historia da ginastica laboral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ginasitA História da Ginástica Laboral

Segundo Cañete (2001), o primeiro registro

que

se

tem

sobre

ginástica laboral é o da Polônia, 1925, onde é popularmente conhecida comoginástica da pausa.

Quanto à questão da origem da ginástica laboral percebemos que ocorre certa divergência entre diversos autores, tornando uma questão muito polêmica. Citado por Mascelani 1998, paraalguns autores, a ginástica de pausa tenha surgido por volta da década de 30. A realização da ginástica da pausa adaptada para cada cargo em 150.000 empresas, envolvendo 5 milhões de operários, foi citadana Rússia.

Na antiga URSS (antiga) e Bulgária comprovou-se que os trabalhadores que executavam a ginástica de pausa, o tempo da pausa para o exercício era recompensado pelo aumento daprodutividade e ainda foi observado uma grande melhora na acomodação visual em trabalhos que exigiam certa precisão e também foi observado uma melhora da reação visomotora das pessoas que executavam o programa deginástica.

No Japão, em 1928, a ginástica laboral teve origem com a execução de exercícios diários pelos funcionários dos correios com objetivo de cultuar a

saúde e de se descontraírem najornada de trabalho. Hoje aproximadamente 1/3 dos trabalhadores japoneses exercitam-se em suas empresas. Para os japoneses mais que uma questão de saúde a ginástica laboral contribui para segurança,sociabilização e consciência.

Na década de 60, o Japão obteve resultados como:

Aumento da produtividade. Diminuição dos acidentes de trabalho. Melhora do bem-estar geral dos trabalhadores.

NaFrança, a ginástica laboral era praticada em grandes empresas e companhias de ferrovias, mineradoras, energia dentre outras.

Já na Noruega utilizavam a ginástica laboral como forma de valorizar ostripulantes dos navios da marinha.

Segundo Cañete, 2001 a ginástica laboral apresentam registros no Brasil que datam a partir de 1966. Introduzida no país por executivos japoneses, era aplicada em...
tracking img