Historia da gastronomia - estudo dirigido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FATECI – Faculdade de Tecnologia Intensiva
Curso: Gestão em Gastronomia - Noite
Disciplina: História da Gastronomia
Prof.: Andréa Farias
Aluno: Kleber Araújo

1. Defina pré-história e fale de cada uma de suas fases.
Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Fase onde o homem conseguiu vencer os obstáculos impostos pela natureza, desenvolvendoaos poucos soluções práticas para os problemas de sua vida.
A pré-história divide-se em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. A fase paleolítica ou a idade da pedra lascada caracterizou-se pelo intenso uso de utensílios rudimentares elaborados a partir de lascas de pedras e ossos, a habitação em cavernas, a caça e pesca, bem como a coletas de frutos e raízes e a falta de umahabitação fixa para este homem (vida nômade).
O homem do mesolítico já caminha para o desenvolvimento, o domínio do fogo é o maior exemplo disso. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticaçãodos animais. Com o cultivo d terra esse homem pôde diminuir sua dependência da natureza fixando sua habitação, sedentarismo.
No neolítico o homem alçou um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização,  a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento dametalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta épocaque ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

2. Fale da importância da descoberta do fogo para a História da Gastronomia.
A manipulação do fogo deu ao homem um importante salto cultural. Este percebera que após a cocção, o alimento torna-se mais fácil demastigar, bem como retarda a decomposição do mesmo (aumentando assim o tempo de sua manipulação) e também a liberação de novos odores e sabores. Para a história da gastronomia a manipulação do fogo foi primordial, pois graças a isso foi possível a invenção de diversos utensílios de pedra, barro e metal; diversos processos de cozimento dando maior amplitude à dieta do homem proporcionando à esteúltimo o ingresso na culinária propriamente dita.
3. Descreva o momento da história que o homem deixa de ser nômade e passa a ser sedentário.
Como mencionamos anteriormente (tópico 1) a possibilidade de sedentarismo do homem deu-se ainda no período pré-histórico, mais precisamente na período mesolítico.
Nesse período o homem já domina o fogo, domestica animais divide o trabalho porsexo e desenvolve a agricultura. Obtendo êxito no cultivo da terra o homem desse período enxerga a possibilidade de fixar moradia (sedentarismo), pois agora não teme tanto assim os animais, com o domínio do fogo e utensílios de caça, e diminui sua dependência da natureza; com a agricultura garante uma maior quantidade de alimentos. Com esses avanços: cultivando a terra e criando animais, foi possívela sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
4. Qual a importância da agricultura para o desenvolvimento da vida em comunidade?
Com o cultivo da terra pôde o homem fixar-se em determinados locais. Com o passar do tempo formaram-se grandes aglomerados, comunidades. É fato que com a utilização da terra o homem pôde se organizar em comunidades, dividir seu trabalho...
tracking img