Historia da escrita e numeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um pouco sobre a invenção da escrita e dos números.

A escrita

A escrita foi criada pelo primeiro povo da civilização Mesopotâmica, os Sumérios, cerca de 2.000 a.C. Com a necessidade de seexpressar, os sumérios criaram a escrita cuneiforme, que era realizada com ajuda de objetos em forma de cunha. A escrita cuneiforme foi evoluindo-se com o tempo, sendo usada pelos povos da Mesopotâmia,tendo esses povos adaptado as escrita as suas próprias línguas.
Porem a invenção da escrita não parou por ai, após a criação da escrita cuneiforme, os Fenícios inventaram o alfabeto, onde criaram 22sinais para representar o som das consoantes e algum tempo depois os Gregos complementaram o alfabeto inventando outras letras como as vogais, que deu origem ao alfabeto latino que é utilizado até osdias de hoje, um alfabeto criado pelos Fenícios e aperfeiçoado pelos Gregos.

Os números

Por volta do século III os Romanos criaram o sistema de numeração romano que é baseado no alfabeto. OsRomanos utilizavam as letras do alfabeto maiúsculas para representar os números.
Exemplo: I representava o número 1
V representava o número 5
X representava o número 10L representava o número 50
C representava o número 100
D representava o número 500 e
M representava o número 1000Porem não eram só estas 7 letras separadamente que eram utilizadas.
Quando apareciam vários números (letras) iguais, eram somados os valores, exemplo: XX = 20 que seria 10 + 10.
Quando dois númerosdiferentes vinham juntos, e o menor vinha antes do maior eram subtraídos os valores, exemplo: IV = 4 que seria o V – I que corresponde 5 – 1, porem se o maior vinha antes do menor os valores eramsomados, exemplo: XXV = 25 que corresponde a 10 + 10 + 5.
Esse sistema de numeração foi adotado por muitos povos, mas ainda não era o método mais fácil de se calcular, e continuaram a procuram métodos...
tracking img