Historia da ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição e historia da ergonomia

Muitos Autores, como LIDA (1990) dizem que o período de gestão da ergonomia, provavelmente date ainda da pré história quando o homem preocupa- se em adaptar osObjetos e o ambiente as suas necessidades. Porem, estudos mais sistematizados ocorrem a partir da revolução Industrial devido as condições precárias de trabalho.
O século XIX é marcado pelodesenvolvimento industrial, Êxodo rural, concentração populacional. Durante muitos anos do século XIX, a preocupação era adaptar o homem ao trabalho. Segundo Dejours(1988), o trabalhador que não se adaptasse Àlinha de produção de Teylor era considerado lerdo, vagabundo ou negligente. Taylor separa o trabalho físico do intelectual, na busca de maiores rendimentos no menor tempo possível, desprezandocaracterísticas individuais, os trabalhadores deviam ser treinados, adestrados, vigiados, dóceis e desprovidos de iniciativa. As longas jornadas de trabalho, as condições precárias de trabalho (materiais esócias) enfraqueciam a força de trabalho física e mental do trabalhador visto apenas como meio de produção.
No século XIX, no período das guerras, ocorre a diminuição de mão de obra que vai para ocampo de combate, prejudicando o setor agrícola e industrial, gerando grande tensão social. A preocupação vai alem da saúde e da sobrevivência, mas também ocorre a proteção do corpo físico.
Aergonomia data de 12.07.49 na Inglaterra, como conseqüências de diversos profissionais mobilizados durante a II Guerra Mundial preocupados com as condições no mundo do trabalho, em melhorar a produtividadee condições de vida da população.surge em 1949ª Sociedade de Pesquisa em ergonomia. Mas, o neologismo ergonomia é proposto só em 1950; vem do grego e significa “As regras pra se organizar o trabalho”(ergo = trabalho,/nomos = regras, leis naturais.
Registrada sua origem no início do século XX, Mariné(1998) divide a ergonomia em três etapas:a)1945-1960: Enfatiza supremacia do homem frente a...
tracking img