Historia da engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tarefas para complementação de aprendizado


1. Liste as cinco inovações tecnológicas que você considera terem provocado os maiores efeitos para o desenvolvimento da civilização humana. Justifique a inclusão de cada um destes itens na lista.
2. Um dos marcos da aplicação da engenharia no desenvolvimento industrial da humanidade foi a utilização da máquina a vapor. Faça uma pesquisa, tãoprofunda quanto possível, e elabore um documento mostrando as datas, as pessoas envolvidas e os fenômenos físicos relativos a este processo. Você pode, também, usar este mesmo procedimento para outros fatos marcantes da evolução da engenharia que estão listados neste livro texto.
3. Solicite que alguém elabore uma relação de temas que ele considera não terem muita relação com a engenharia. Depois façaum exercício, procurando contrapor essa interpretação, apontando as implicações que você imagina existirem.
4. Formule um código de ética para os alunos de seu curso. Utilize como referência, por exemplo, o código do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CONFEA, referenciado neste capítulo. Procure traduzi-lo em palavras que lhe sejam mais familiares. Discuta, com seus colegasde escola, em uma reunião específica para isso, os detalhes e as implicações deste código para as suas vidas acadêmicas.
5. A evolução dos conhecimentos hoje em dia é de uma dinâmica admirável. O profissional, para não ficar obsoleto, deve estar continuamente preocupado com seu aperfeiçoamento. Escreva um texto sucinto e contundente sobre este assunto e que possa servir de argumento numadiscussão pública.








Respostas:

1. Alavanca – onde o homem sentiu que podia mover cargas bem mais pesadas que as que normalmente utilizavam.
Utilização dos metais – como cobre e estanho, sendo os primeiros a serem usados inicialmente como instrumento de caça e defesa, utilizados nas lanças de algumas armas.
A invenção da roda e a construção das primeiras maquinas simples – ondepromoveriam a transformação a transformação das antigas sociedades patriarcas em cidades governadas com regras e convivência política bem mais elaboradas.
O desenvolvimento da imprensa - uma invenção dos chineses, sendo aperfeiçoada por Johannes Gensfleisch Gutenberg, implantando móveis metálicos para a composição gráfica mecanizando o processo e garantindo uma impressão mais rápida. Um marco para adisseminação da ciência e técnica.
A contruçao da primeira locomotiva – por George Stephenson, cujo o seu uso destinava para transporte de carga, materiais de minas.
2. Na primeira metade do século os sistemas de transporte e de comunicação desencadearam as primeiras inovações com os primeiros barcos à vapor (Robert Fulton/1807) e locomotiva (Stephenson/1814), revestimentos de pedras nasestradas McAdam (1819), telégrafos (Morse/1836). As primeiras iniciativas no campo da eletricidade como a descoberta da lei da corrente elétrica (Ohm/1827) e do eletromagnetismo (Faraday/1831). Dá para imaginar a quantidade de mudanças que estes setores promoveram ou mesmo promoveriam num futuro próximo. As distâncias entre as pessoas, entre os países, entre os mercados se encurtariam. Os contatos maisregulares e freqüentes permitiriam uma maior aproximação de mundos tão distintos como o europeu e o asiático. No setor têxtil a concorrência entre ingleses e franceses permitiu o aperfeiçoamento de teares (Jacquard e Heilmann). O aço tornou-se uma das mais valorizadas matérias-primas. Em 1856 os fornos de Siemens-Martin, o processo Bessemer de transformação de ferro em aço. A indústria bélicasofreu significativo avanço (como os Krupp na Alemanha) acompanhando a própria tecnologia metalúrgica. A explosão tecnológica conheceu um ritmo ainda mais frenético com a energia elétrica e os motores a combustão interna. A energia elétrica aplicada aos motores, a partir do desenvolvimento do dínamo, deu um novo impulso industrial. Movimentar máquinas, iluminar ruas e residências, impulsionar...
tracking img