Historia da engenharia

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
1)A história da engenharia tem com objetivo nos mostrar quando, como, e porque ela foi descoberta, segundo Bazzo e Pereira grandes transformações ocorreram diante de duas situações: em guerras, crises e catástrofes naturais ou quando diversos fatores propícios se atrelam.
Na história da engenharia, alguns eventos mudaram o caminho da humanidade, como o fogo, a domesticação de animais, aagricultura, o surgimento de cidades, a imprensa, bem como a construção de um avião, a roda, a polia e a alavanca. Cada uma dessas invenções é consistente a moderna definição de engenharia (no qual vou exemplificar mais adiante), explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetivos utilitários. Esses acontecimentos são devidos à capacidade técnica que o ser humano adquiriu aolongo do tempo.
Há cerca de milhões de anos, os hominídeos desenvolveram técnicas de fabricação de ferramentas simples com pedra lascada, ossos e madeiras, para caça e proteção contra ataques de outras espécies essas técnicas deram origem à evolução social dos indivíduos da época.
O aprimoramento que o tempo proporcionou ocorreu a lentos passos, até que há 12 mil anos uma grande evoluçãoocorreu, oriunda de um conjunto de mudanças impulsionadas pela domesticação de animais, pratica de agricultura, modelagem da cerâmica e fabricação do vinho e da cerveja.
Cocian (2014, p.31) cita que, em consequência da evolução social, quatro áreas apresentaram grande desenvolvimento entre os povos da época: arquitetura, transporte, hidráulica e metalurgia.
s povos antigos passaram a fazer obrasarquitetônicas cada vez maiores, como as pirâmides do Egito, construídas há cerca de 4,5 milhões de anos; o templo do Rei Salomão, há 3 mil anos; o partenon, na Grécia, há 2,5 mil anos; e o Coliseu, em Roma, há cerca de 2 mil anos.
Na área do transporte os romanos construíram 75.000 km de estradas para facilitar a comunicação entra os países que conquistaram os impérios gestores. Há quatro mil anosatrás a humanidade começou a trabalhar om metais fundidos. O bronze foi à primeira descoberta e sua utilização se deu na arquitetura, na fabricação de ferramentas e armas, na mesma época foi inventado o alfabeto que passou a ser utilizado para a escrita.
Os navios eram construídos pelos mediterrâneos e escandiavos, enquanto os chineses criaram o primeiro manual de matemática, além de inventar apólvora, o foguete e a bússola.
Todos esses fatos são característica da engenharia antiga, que tem como marca os esforços do homem em criar e aperfeiçoar dispositivos para explorar os recursos naturais disponíveis, em um ambiente onde o trabalho era realizado de forma empírica, seguindo-se o que era passado pelos ancestrais.
De acordo com Casarin (2012, p. 15), a grande virada impulsora daengenharia moderna ocorreu por volta do ano 1450, quando a imprensa foi mecanizada por Johannes Gensflesch Gutenberg.
Segundo Bazzo e Pereira (2006, p.70) a engenharia moderna surgiu da utilização de tecnicas e conhecimentos para a solução de problemas. Ela ainda trabalhava com a engenharia antiga, mas com foco na aplicação da Ciência.
Neste contexto que surge o engenheiro, profissional responsável pelaresolução de problemas da sociedade por meio da aplicação dos conhecimentos fundamentais da ciência (Matemática. Química e Física).
Leonardo da Vinci foi um dos primeiros a se utilizar da teoria e da pratica na realização de seus projetos, dentre eles, destacam-se a roda d’ agua, utilizada como turbina hidráulica, maquinas de escavação, bestas e maquinas voadoras além de seus estudos científicose obras de arte.
Galileu Galilei foi um dos primeiros disseminadores da ciência no ano de 1590 quando realizou a experimentação da queda livre de dois corpos de pesos diferentes, já o padre Giambattista Ricciolli foi a primeira pessoa a calcular a velocidade de um corpo em queda livre, sequenciando o estudo de Galileu.
Veja a transcrição de alguns dos marcos históricos descritos por Bazzo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História das engenharias
  • História da engenharia
  • historia da engenharia
  • a história da engenharia
  • História da Engenharia
  • A história da engenharia
  • história da engenharia
  • Historia da engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!