historia da engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da Engenharia Civil pode estudar-se em campos diferentes, conforme as opções do historiador e os objetivos a alcançar. Assim, podemos seguir, ao longo do tempo, o progresso das Ciências ea evolução das Técnicas, que caracterizam e identificam a Engenharia Civil, ou escolher, nas várias épocas, as suas realizações práticas, postas ao serviço da Humanidade, ajudando a construircivilizações, particularmente a Ocidental.

A primeira das opções, pela especificidade e especialização nos domínios da História da Ciência e das Técnicas, é seguida por um número restrito de leitores. Asegunda, no âmbito da cultura geral, sem perder a exigência do rigor histórico e a ligação com a Ciência, visa um público amplo e diversificado. O Autor escolheu esta via, motivado pela sua própriaformação profissional.

O livro começa por distinguir entre Cultura e Civilização. Aquela, manifesta-se abrangendo os vários ramos do saber, da ciência, da técnica e das artes, exigindo esforçopessoal para a adquirir. A civilização liga-se às condições de vida material do mundo que nos rodeia, podendo cada um usufruir dos seus benefícios sem intervir na sua produção. Nascemos rodeados por umacivilização mas adquirimos cultura pelo esforço pessoal. Uma e outra interagem.

A partir dos engenhos e de saberes plurimilenários alcançados no decorrer do tempo, com antepassados nos mestres econstrutores da Antiguidade, Idade Média e Engenheiros Militares da Idade Moderna, cuja atividade não se identifica com os Arquitetos atuais, nasceram a Engenharia. Por fim, ganhou identidade o perfilprofissional do Engenheiro Civil, em consequência da Revolução Industrial e dos avanços científicos dos séc. XVIII e XIX.

Em Portugal, o Decreto Orgânico de 13 de Janeiro de 1837, referendado por Manuelde Silva Passos, transformou a Academia Real da Marinha e Comércio do Porto, em Academia Politécnica, visando, segundo aquele Ministro, a necessidade de plantar as ciências industriais, que diferem...
tracking img