Historia da engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Engenharia é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados de uma dada área do saber, com o apoio da viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e transformar a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas. Várias são suas especialidades que aliados às novas tecnologias, mais e mais especialidades continuamente estão asurgir. [3]
A história da engenharia é muito fascinante uma vez que, permite que se conheça e se valorize as extraordinárias construções edificadas pelo homem desde a pré-história até os dias atuais, ao mesmo tempo revelam que as construções, além de satisfazerem as necessidades do homem em uma determinada época, são valorosas e importantes expressões culturais, sociais, políticas e econômicasdas sociedades que as construíram. Em paralelo mostra o papel fundamental que as novas estruturas e os novos sistemas estruturais tiveram, e continuam tendo, no processo da construção civil, e o papel do profissional engenheiro que aliado a outros profissionais podem elaborar projetos arrojados e seguros, melhorando a qualidade de vida da população.
O trabalho que ora apresentamos refere-se àImportância da História da Engenharia na Sociedade Contemporânea, de modo que o leitor possa compreender o processo evolutivo da Engenharia, por ser um grande tema, para a formação dos futuros engenheiros.

2. HISTÓRIA DA ENGENHARIA
O termo engenharia vem do latim “ingeniu”, que quer dizer faculdade inventiva/criativa, talento. [3] O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticaspara sua vida e com isso, inventando objetos a partir das suas necessidades. O conceito atual de engenharia, como profissão regulamentada, é relativamente recente podendo se dizer que data da segunda metade do Séc. XVIII. Entretanto, sua história confunde-se com a história da própria humanidade e teve início há cerca de sete milhões de anos, quando o homem abandonou as frias e úmidas cavernas. [1]Com a descoberta da agricultura e da pecuária, o homem deixou de ser nômade, passando a estabelecerem-se em locais fixos, construindo inicialmente abrigos rudes, tendas, aldeias e construções primitivas. Associado a essa nova prática, veio à descoberta do fogo e a conquista da fala, que em muito permitiu a maior comunicação entre seus pares, e troca de informações necessárias capazes deconduzi-los a grandes conquistas.
2.1 A Engenharia na Pré-História
A história da Engenharia na Pré-História nós é mostrada através da paleontologia, onde os primeiros hominídeos eram carnívoros e, como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitavam de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os forçou à fabricação de ferramentas, que inicialmente eram pedaços toscos de pedras lascadas coma ponta aguçada, que se transformavam em objetos cortantes (Figura 1). Assim, há milhões de anos, teve inicio o desenvolvimento tecnológico, que acompanha o próprio processo evolutivo do homem. [1]
[pic]
Figura 1
Disponível em: < < www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=1362 >
Certamente, o maior avanço tecnológico e cultural do homem primitivo foi à habilidade adquirida em lidar com o fogo,ocorrida por volta de 600.000 anos atrás, possivelmente a partir de algum incêndio causado por raios ou erupções vulcânicas. O fogo significou calor e luz, possibilitando vencer o frio e a escuridão e, portanto, abriu caminho para o homem primitivo sobreviver em regiões mais frias, ampliando a ocupação espacial da terra, além de favorecer o cozimento dos alimentos, tornando-os mais palatáveis. [1]Somente a partir de 50.000 anos os seres humanos começaram a produzir artefatos de caça mais elaborados, como os arpões, lanças, e posteriormente o arco e a flecha. Estes artefatos possibilitavam a caça em grandes distancias, tornando essa atividade mais segura e eficaz no acesso a maior quantidade de alimentos.
O surgimento da agricultura, que se deu provavelmente no ano 10.000 a.C. ,...
tracking img