Historia da enfermagem no brasil e no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A profissao surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As práticas de Saúde instintivas (por instinto) foram às primeiras formas de prestação de assistencia. Numa primeira fase da evolução da civilização, estas ações garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivencia, estado na sua origem, associadas ao trabalho feminino, caracterizando pelaprática do cuidar nos grupos nómadas primitivos ,levando em linha de conta a espiritualidade de cada um relacionada com a do grupo em que vivia mas ,como o domínio dos meios de cura passaram a significar poder,o género masculino (o homem)aliando este conhecimento misticismo ,fortaleceu tal poder e se apoderou dele .quanto á enfermagem ,as unicas referencias a época em questão estão relacionadascom a prática domiciliar de partos e a atuação pouco clara de mulheres de classe social elevada que dividiam as atividades dos templos com os sacerdotes.
As pratícas de saúde no mundo moderno - analisa as práticas de saúde e, em especial, a de enfermagem, sob a ótica do sistema político-econômico da sociedade capitalista. Ressalta o surgimento da Enfermagem como prática proficionalinstistucionalizada. Esta análise inicia-se com a revolução industrial no século XVI e culmina com o surgimento da enfermagem moderna na Inglaterra, no século XVI.
O avanço da medicina vem favorecer a reorganização dos hospitais. É na reorganização da instituição hospitalar e no posicionamento do médico como principal responsável por esta reordenação, que vamos encontrar as raízes do processo de desciplina eseus reflexos na Enfermagem, ao ressurgir da fase sombria em que esteve sobmersa até então.
Naquela epóca, estiveram sob piores condiçoes, devido à predominância de doenças enfecto-contagiosas e á falta de pessoas preparadas pra cuidar de doentes. Os ricos continuavam a ser tratados em suas próprias casas, enquanto os pobres, além de não terem essa alternativa, tornavam-se objcto de instrução ede esperiências que resultariam num maior conhecimento sobre as doenças em benefício de classe abastada.
É nesse cenário que a Enfermagem passa a actuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo minístro da Guerra da Inglaterra para trabalhar junto com os soldados feridos na Guerra de Crimeía.
Nas primeiras escolas de Enfermagem o médico foi, de fato, a única pessoa qualificada paraenssinar. A ele cabia então decidir quais das suas funções poderia colocar nas mãos das Enfermeiras, frorence morre a 13 de agosto de 1910, deixando frorescente o enssino de Enfermagem. Assim a Enfermagem surge não mais como uma atividade empírica, desvinculada do saber.. Especializado, mais como uma ocupação assalariada que vem atender a necessidade a necessidade de mão-de-obra nos Hospitais,constituindo-se como uma prática social institucionalizada e especifíca. Apesar das dificuldades que as pioneiras da enfermagem tiveram que enfrentar, devido a incompreensão dos valores necessários ao desempenho da profissão, as escolas se espalharam pelo mundo, aparti da Inglaterra. Nos estados unidos a primeira escola foi criado em 1873. Em 1877 as primeiras enfermeiras diplomadas começam a prestar serviçoa domícilio em New York. As escolas deveriam fucionar de acordo com a filosofia da escola de Florence, baseado em quatro ideias-chaves; O trenamento de enfermeiras deveria ser considerado tão importante quanto qualquer outra forma de ensino e ser mantido pelo dinheiro público. Ter as escolas de treinamento de enfermeiros deveria uma estreita com associação com os hospitais, mais manter suaindepêndencia finaceira e adiminstrativa. Enfermeiras proficionais deveriam ser respónsavel pelo ensino no lugar de pessoas não envoluidas em enfermagem.
Apois a guerra Florence fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente. A disciplina rigorosa, do tipo militar, era uma das características da escola...
tracking img