Historia da educação publica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Franca

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICA NO BRASIL

Este artigo cientifico, tem a finalidade o encerramento do primeiro semestre do curso de Historia, do modulo, Comunicação e Expressão.

FRANCA
2011
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
HISTORY OF PUBLIC EDUCATION IN BRAZIL

Laura Barbosa Bícego

Orientador. Prof. Rafael Vieira da Silva

Resumo

Esteartigo terá a finalidade de fazer um apanhado nos três momentos em que Demerval Saviani divide a história da educação Brasileira em seu texto “A escola pública brasileira no longo século XX” contendo os principais modelos, as transformações que ocorreram e as características de cada momento.

Palavras-chave - Momentos; Historia; Educação; Século XX; Transformações.

Abstract

This article hasthe purpose of making an outline in three times that Demerval Saviani divides the history of Brazilian education in his text "The Brazilian public school in Long Twentieth Century" containing the main models, the transformations that have occurred and the characteristics of each moment .

Keywords - Moments, History, Education, Twentieth Century; Transformations.

Introdução

1. As escolasgraduadas e o ideário do iluminismo republicano (1890-1931)

O primeiro momento que ele divide a educação brasileira é a construção de grupos escolares, onde a união divide com o estado a educação brasileira, ficando a união com o ensino secundário, e o estado que tinha uma politica descentralizada o primário, esses grupos escolares se da a partir da junção da escola modelo com a escolanormal, ficando então São Paulo como pioneiro no sentido de educação, porem o estado se via na necessidade de ser um governo centrado para se ter uma educação centralizada.

Sendo assim os grupos escolares eram de quatro a dez escolas que antes eram isoladas, que se reúnem em um único prédio, dividindo então em salas em que cada aluno era separado de acordo com seu nível de aprendizagem,com um diretor e quantos professores necessários de acordo com a quantidade de escolas que se juntaram.

Com essa mudança o ensino ficou cada vez mais proveitoso, em contrapartida começou a se ter cada vez mais repetências, uma vez que o ensino dessa maneira era gradativo, passava-se de um ano para o outro, sendo assim ouve uma “separação” de classes, onde eram colocadas barreiras para acontinuidade do ensino, e favorecendo então a formação das elites. Apesar disso esse sistema de educação foi sendo empregada gradativamente entre os demais estados, como Minas Gerais, Paraíba entre outros.

Com o favorecimento das elites na educação, em 1920 se iniciava uma reforma conduzida por Sampaio Dória, que visava o ensino gratuito, e de obrigatoriedade para todas as pessoas, naintenção de diminuir o analfabetismo, porem foi uma reforma que recebeu muitas criticas e acabou não sendo plenamente implantada.

2. Regulamentação nacional do ensino e o ideário pedagógico renovador (1931-1961)

O segundo ponto seria as escolas primarias sobre as régias do estado, e o ensino popular sobre as régias das províncias, ficando assim um estado federado, e com essa divisão opoder fica centralizado, Vargas tenta criar o pensamento nacionalista onde a primeira constituição define o ensino público como leigo, não vendo a necessidade da Igreja estar presente na educação, com isso foi retirado o ensino religioso das escolas, mas com a implantação do Ministério da Educação e Saúde Pública, o ensino religioso foi novamente implantado.

Com as leis de Campos criou-seo Conselho Nacional de Educação que responderia as questões educacionais, organizou o ensino superior do Brasil com a Universidade do Rio de Janeiro e o ensino secundário com o ensino cientifica e comercial. Como deu para perceber o ensino primário não foi mencionado. Em 1932, foi lançado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, onde se tinha uma visão diferente da escola, que seria o ensino...
tracking img