Historia da educação ocidental iniciando por socrates

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE AULA –

Ensino Fundamental de nove anos - 3° ano

O BAIRRO – e seus espaços de circulação

OBJETIVO GERAL
O objetivo doestudo da disciplina é fundamental para que a criança amplie sua percepção espacial como casa, rua, escola, quarteirão, bairro, cidade, estado, país e continentes, por meio de relações de inclusãosocial e ambiental. A percepção das dimensões naturais e culturais, dos diferentes lugares auxilia a criança no desenvolvimento de sua identidade com seu espaço vivido, possibilitando aos alunos acompreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza, permitindo também que adquiram conhecimentos para a compreensão das diferentes relações que são estabelecidas na construçãodo espaço geográfico na qual estão inseridas.
De acordo com os PCNs, desde as primeiras etapas da escolaridade, o ensino da Geografia pode e deve ter como objetivo mostrar ao aluno que cidadania étambém o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado — constantemente em transformação — do qual ele faz parte e, portanto,precisa conhecer e sentir-se como membro participante, afetivamente ligado, responsável e comprometido historicamente.

CONTEÚDOS
Conhecendo o bairro da escola, sua percepção dos lugares, a memoria deseu caminho de casa até a escola, as distâncias e paisagens dos arredores de sua casa e da escola.

OBJETIVOS
• Conceituar bairro, reconhecer as diferenças de um bairro para outro;
• Desenvolver acapacidade de observação da leitura e de representação do bairro, da casa e da escola;
• Desenvolver a capacidade de localização do bairro e da escola.
METODOLOGIA
Material : cópia do mapa dobairro onde se encontra a escola, material de desenho e pintura.
Inicialmente a classe será questionada sobre o que é bairro, como é seu bairro, se conhece o trajeto casa/escola. Em seguida os alunos...