Historia da educação na antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DA EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE -

Isabela
História da Educação
09/11/09

RESUMO

A educação na Antiguidade consagrou estudos de bons repertórios de livros sólidos. Começou, porem, a desaparecer com negligência. Através da insuficiência de materiais elaborados pelos predecessores da História, escrita por antigos educadores. Há intrínseca ligação entre a História do mundo e aHistória da Educação. Impõem-se necessidade de proceder uma revisão geral e uma elaboração que integre, sintaticamente, os reais valores da aquisição de conhecimentos ao que remete a Educação na Antiguidade. Essa pesquisa foi baseada no livro História da Educação na Antiguidade. Foi possível encontrar vestígios do inicio educacional mundano, e detalhes dos trabalhos realizados por grandes educadores,como Homero, Quirão e Fênix, entre outros. É possível constatar, ao fim, que a educação antiga, desde a origem, até sua forma definitiva e plenamente desenvolvida, caracteriza-se por uma educação clássica, um sistema de educação coerente e determinado.

Palavras chave: Historia da Educação. Educação na Antiguidade. Antigos Educadores.

1 INTRODUÇÃO

Todo conhecimento histórico da educaçãoantiga é sempre provisório e essencialmente movediço sob o aspecto particular do homem. Com isso a cultura moderna não se permite indiferença, buscando origens diretas sobre a nossa própria tradição pedagógica. Somos greco-latinos.
Os procedimentos da antiga pedagogia tiveram, durante o período de sua história, declínios e retomadas. Durante uma quinzena de séculos é possível retratar seusdesdobramentos.
Diria eu que, traduzir a complexa evolução educacional da antiguidade é refletir a passagem progressista de uma cultura de nobres guerreiros para uma cultura escriba. Uma aristocracia de nobres guerreiros, fundamentalmente militar, voltada para a formação de caráter e do desenvolvimento do vigor físico, que se converte a lentos passos para uma educação estritamente voltada arefinadas técnicas de escrita, inicialmente, com origens na Ilíada, de Homero, consagrando elementos literários à celebração da gesta dos heróis.
Ao longo do desenvolvimento desse trabalho é possível citar a vida das escolas antigas. Na primeira parte darei enfoque as origens da educação Clássica de Homero na Grécia. Em seguida, a educação em Esparta. Num terceiro momento será abordada aeducação romana. E finalizando, o fim da Escola Antiga.

1. ORIGENS DA EDUCAÇÃO CLÁSSICA
1.1 EDUCAÇÃO HOMÉRICA

É de Homero que parte nossa história, a tradição da cultura grega. De suas obras, datadas substancialmente entre os séculos VII e VII a.C., não se cita simplesmente época homérica. A Ilíada e a Odisséia são dois documentos complexos. Nelas é preciso saber discernir a velha tradiçãolegendária e poética da contribuição que o filólogo crê descobrir.
É preciso relembrar que Homero é um poeta e não historiador, o que o permite dar livre vôo a sua imaginação. Descreve uma gesta histórica, de passado prestigioso e longínquo, mas que não deve ser visto com caráter singelo e primitivo.
Falarei de uma “idade média homérica”, que apresenta estrutura política e social arcaica. Noápice, o rei, cercado de uma aristocracia de guerreiros. Uma corte composta pelo conselho de grandes vassalos e pelo circulo dos fieis (jovens guerreiros). Vivem todos na corte. “ A caso não são companheiros do rei?” (AUGUSTIN, séc. IV, ano 30 apud MARROU, 1966, p. 19)
Essa vivência em comunidade chega ao fim no dia em que o súdito fiel é recompensado e mediante a doação de um domínio é enfeudado.Se de inicio foi apenas recompensa, o passar do tempo tornou o habito hereditário. Diante da elevação desses limites a pequenos burgos houve, mais tarde, a unificação que constituiu a cidade clássica. Essa desintegração do poder perante os senhores feudais processa analogia entre Ilíada e Odisséia e a sociedade carolíngia.

1.1.1 A cultura cavalheiresca

Os heróis homéricos não são...
tracking img