Historia da educação fisica no brasil fase social e popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Educação Física

Fase social
Historicamente a Educação Física no Brasil sempre teve o seu papel social muito bem definido. Quem melhor sistematizou estas definições foi Ghiraldelli Júnior (1988) que identificou na história da Educação Física no Brasil 5 tendências marcantes: A Tendência Higienista (1889-1930), a Tendência Militarista (1931-1944), a Tendência Pedagogicista(1945-1964), a Tendência Competivista (1965-1984) e a Tendência Popular (Pós-85). Assim, ao longo do tempo, através destas tendências a Educação Física cumpriu obedientemente a função médico-higienista, militar-disciplinadora, educativo-patriótica, competitivo-desportiva e lúdico dissimuladora

Higienismo(1889-1930)
A concepção dominante da Educação Física no seu início é calcada na perspectiva quemuitos autores chamaram de higienismo. Nela, a preocupação central é com os hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral, a partir do exercício.
Em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos. Os principais foram propostos pelo sueco P. H. Ling, pelo francês Amoros e o alemão Spiess. Esses autores apresentaram propostasque procuravam valorizar a imagem da ginástica na escola.
Militarismo(1930-1945)
No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de uma geração capaz de suportar o combate, a luta, para atuar na guerra; por isso era importante selecionar os indivíduos “perfeitos” fisicamente e excluir os incapacitados.
Ambas as concepções, higienista e militarista, daEducação Física consideravam a Educação Física como disciplina essencialmente prática, não necessitando, portanto, de uma fundamentação teórica que desse suporte a ela. Por isso, não havia distinção evidente entre a Educação Física e a instrução física militar. Para ensinar Educação Física não era preciso dominar conhecimentos e sim ter sido um ex-praticante.
Após as grandes guerras, o modeloamericano denominado Escola-Nova fixou raízes, notadamente no discurso influenciado pelo educador Dewey e em oposição à escola tradicional.
O discurso predominante na Educação Física passa a ser: “A Educação Física é um meio da Educação”. O discurso dessa fase vai advogar em prol da educação do movimento como única forma capaz de promover a chamada educação integral.
Essas mudanças ocorremprincipalmente no discurso por que a prática higienista e militarista permanece praticamente inalterada.
Contudo, a proposta escola-novista explicita formas de pensamento que, aos poucos, alteram a prática da Educaç ão Física e a postura do professor.
Esse movimento conhece o auge no início da década de 1960 e passa a ser reprimido a partir da instalação da ditadura militar no nosso país.
Esportivistapós 1964
Betti (1991) ressalta que, entre 1969 e 1979, o Brasil observou a ascensão do esporte à razão de Estado e a inclusão do binômio Educação Física / Esporte na planificação estratégica do governo, muito embora o esporte de alto nível estivesse presente no interior da sociedade desde os anos 1920 e 1930.
Nessa época, os governos militares, que assumiram o poder em março de 1964, passam ainvestir pesado no esporte na tentativa de fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, na medida em que ela participaria na promoção do país por meio de êxito em competições de alto nível.
Foi nesse período que a idéia central girava em torno do Brasil-Potência, no qual era fundamental eliminar as críticas internas e deixar transparecer um clima de prosperidade e desenvolvimento.
Ainfluência do esporte no sistema educacional é tão forte que não é o esporte da escola, mas sim o esporte na escola.
É nessa fase da história que o rendimento, a seleção dos mais habilidosos, o fim justificando os meios estão mais presentes no contexto da Educação Física na escola. Os procedimentos empregados são extremamente diretivos, o papel do professor é bastante centralizador e a prática uma...
tracking img