Historia da educação contemporânea

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Cristiane de Souza Rover

Profª: Carmendia V. da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia – Metodologia do Trabalho Acadêmico
21/11/09

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar questionamentos e reflexões em relação a prática educativa contemporânea, problemas e possibilidades.Assim buscamosevidenciar como a educação tem presença marcante em todos os momentos da vida em sociedade. Através da educação difusa, educação institucionalizada da sociedade moderna e processos educacionais da sociedade contemporânea, veremos a importância da educação.

Palavras-chave: Educação contemporânea; Prática educativa; Educacional.

1 INTRODUÇÃO

O início do mundo contemporâneo émarcado pela Revolução Francesa, ocorrida em 1879, com o advento da Revolução Industrial, as cidades crescem com a industrialização, ocorre também uma revolução nos meios de transportes, comunicação, invenção do telégrafo, a difusão da imprensa, rádio.

Os Estados europeus passam a tomarem para si o encargo da escolarização, dando especial atenção a educação elementar até então relegada asegundo plano, esse movimento em prol da escola elementar estatal consolida-se no decorrer do século XIX, na Europa, e expande-se para os países subdesenvolvidos no século XX.

A revolução de 1930, trouxe muitas mudanças para a realidade educacional
Brasileira, pois foi a partir da revolução que foi instituída uma política educacional no
Brasil.

2 EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNIAA educação contemporânea surge basicamente no final do século XIX apresentando-se melhor no início do século XX quando o Brasil sai do escravismo, proclama a república e construí lentamente uma sociedade urbana-industrial. As mudanças se apresentaram de forma bastante lenta no plano educacional e o país continuou com milhões de analfabetos. Porém, foi com a república que o país começaa pensar em medidas para resolver os problemas da educação influenciados pelo positivismo.

Para alcançar uma sociedade democrática, a partir da década de 20 a educação
foi influenciada pela Escola Nova. Esta teria como função eliminar os entraves que impediam o Brasil de alcançar o progresso.

Com o Surgimento do Ministério da Educação, criado por Vargas em 1930 para aconstrução de uma sociedade urbana baseada na indústria e comércio onde exigia uma maior escolarização para o desenvolvimento do país, nasceu também as escolas SENAI e SENAC. Nesta época manteve-se um sistema de ensino discriminador, onde a burguesia se preparava para uma educação classificada socialmente enquanto que para camadas populares restaram as escolas que formava para o trabalho.Com o passar dos tempos foram criados movimentos educacionais tais como educação publica e privada e também métodos e opiniões contraditórias, onde Freire propõe uma educação baseada no diálogo entre o educador e o educando, enquanto na ditadura militar defendia-se a moral e Cívica (OSPB) onde os estudantes deveriam desenvolver o civismo e o patriotismo sem oferecer margem para umaanalise reflexiva sobre a sociedade.

Em 1995 foram criados PCN’s definindo propostas para a formação dos indivíduos, tais como: o desenvolvimento do exercício da cidadania e o aprendizado da ética, saúde, meio ambiente, pluralidade social, sexualidade entre outros. Dessa forma inicia-se uma educação mais voltada ao indivíduo e a compreensão da sociedade em um
todo.

O Ato deensinar está sempre em constantes mudanças, pois a mesma é um ato histórico, crítico, social e político, com desenvolvimento crescente e sempre se adequado a realidade humana.

A educação contemporânea é a forma em que educadores e educandos possuam conhecimentos interdisciplinares que possibilitem-nos manter ao alcance, diligentemente, dos movimentos da sociedade. Requer uma capacidade...
tracking img