Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e a correta interpretação dos fatos ocorridos.
A agricultura e pastoreio e o uso do solo acarretou em rompeu a vida comunitária, surgindo as divisões e o senso de propriedade.
Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legadodeixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais, denominou -se patrimônio.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suasreais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
 
É importante lembrarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista.

Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação.
Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais.Abraão, personagem bíblico citado no livro Gênesis, encontram-se, em escavações, importantes documentos contábeis: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contas referentes á mão-de-obra e materiais, ou seja, Custos Diretos. Isto significa que, há 5.000 anos antes de Cristo, o homem já considerava fundamental apurar os seus custos.
O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena deescrever) no Egito antigo facilitou o registro de informações sobre os negócios.
A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real. Inscreviam-se bens móveis e imóveis, e já se estabeleciam, de forma primitiva, controles administrativos e financeiros.
Pode-se citar, entre outras contas: "Conta de Pagamento de Escravos", "Conta de Vendas Diárias", "Conta Sintética Mensal dos Tributos Diversos",etc.
Tudo indica que foram os egípcios os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros. Usavam como base, uma moeda, cunhada em ouro e prata.
A medida em que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nositens salários, perdas e diversões.









Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:


CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO
Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL
A indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia, surgindo, como conseqüência dasnecessidades da época, o livro caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Já se utilizavam, de forma rudimentar, o débito e o crédito, oriundos das relações entre direitos e obrigações, e referindo-se, inicialmente, a pessoas.
No final do século XIII apareceu, pela primeira vez a conta "Capital" ,representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela famíliaproprietária.
O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.
O período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei LucaPacioli, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO
A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.
O período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra (A Contabilidade Aplicada às...
tracking img