Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
Conteúdo
INTRODUÇÃO 2
EVOLUÇÃO E HISTÓRIA DA CONTABILIDADE 3
Contismo 5
A decadência da Escola Italiana 5
A herança da Escola Italiana 6
Frei Luca pacioli 7
Escola Controlista: 9
Escola Neocontista 10
Escola Aziendalista 11
ESCOLA PATRIMONIALISTA 14
ESCOLA NORTE AMERICANA 16
ESCOLA ALEMÃ 17
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL 18
BIBLIOGRAFIA 20

INTRODUÇÃO
Oobjetivo deste trabalho é conhecer a contabilidade abrangendo desde os primórdios até os tempos contemporâneos.
Ao realizar este trabalho verificamos que vários fatores diferentes influenciaram a Contabilidade através de vários períodos, como por exemplo, a medida que o homem o enriqueça buscava meios de aprimorar o controle e seus bens e onde ela estava sendo, aplicado e forma diferentes foram sendoexpostos analisados e melhorados em diferentes nações e economia, mas com a mesma finalidade do pastor de ovelhas que realizou a primeira contagem de seu rebanho contra lar melhor as riquezas adquirida e fazer render mais da melhor maneira possível.
A Contabilidade deve ser um mecanismo para os empresários gerir de melhor forma a sua empresa.

EVOLUÇÃO E HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A historiada contabilidade e tão antiga quando a própria civilização, durante um longo período, foi tida como a arte de escrituração mercantis.
Nos primeiros tempos da humanidade havia apenas o senso do coletivo em tribos primitivas. Com o rompimento da vida comunitária surgiram o sendo de propriedade e cada pessoa criava sua riqueza individual, a herança recebida dos pais ( pater, patris), denominou –se patrimônio.
A origem da contabilidade está ligada á necessidade de registros do comercio. À medida que o homem enriquecera preocupava como poderia render mais suas posses.
Foi pensando no futuro que o homem realizou os primeiros registros de consumo e de produção. Com o desenvolvimento do papiro e calamo no Egito antigo facilitou os registros. No período antigo, a contabilidade realizadapelo homem primitivo, tinha como objeto o patrimônio.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para controle de bens.
Os registros se tornaram diários em papiros ou tabuas, lembra diário, balancete e balanço anual. Os Egípcios eram organizados tem escriturários, conseguindo inventários com a descrição de bens moveis e imóveis, tudo indicam que os Egípciosforam o primeiro povos a utilizar o valor monetário.
Relatos bíblicos têm controles contábeis como Genesis 41:49º livro de Jô cap. 1 verso 3.
No período medieval na Itália surgiram o primeiro livros com técnicas matemáticas, medidas e câmbio ECT.
A indústria artesanal prosperou e surgiram novas técnicas de mineração e metalurgia. O comercio exterior foi incrementado pelo Veneziano surgiu o LivroCaixa, rudimentar com o debito e o credito.
O crescimento da contabilidade foi conseqüência da necessidade do capitalismo no século XII e XIII mudou também a mão de obra que deixou de ser escrava para ser assalariada.
No século XIII a parece o capital de recursos enjetados nas companhias pelas famílias, no século XIV começa o registro de custo de produção, juros, mão de obra.
No período modernoa contabilidade tornou – se necessária para o controle das riquezas do mundo.Os empréstimos as empresas comerciais e investimento era necessários escrita que desperta – se interesse nos investidores



A escola italiana de contabilidade
No século XIII, até meados do século XVIII, as cidades Europeias fervilhavam de atividade mercantil, econômica ecultural, cenário perfeito para o início da evolução de uma ciência fundamental para o mundo cada vez mais capitalista que surgia, a Contabilidade.
Foi exatamente nessa época, mais precisamente em 1494 na cidade de Veneza, que Frei Lucca Pacioli publica seu livro Summa de Aritmética, Geometria proportioni et propornalitá, a primeira obra em que é registrado o método das partidas dobradas, o qual é de...
tracking img