Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 História da Contabilidade

Desde tempos remotos, o homem já tinha necessidade de controlar a quantidade dos seus rebanhos, da sua produção agrícola e de seus bens em geral, por serem povosnômades viviam em busca de novas pastagens e frutos da terra para alimentar seus animais e seus familiares que cresciam constantemente.
Fazendo-se necessário um controle mais apurado e eficiente dos seusbens, e também porque naquela época o comércio era feito através do escambo, tinha-se que calcular todo tipo de mercadoria para definir o valor de cada uma para se realizar a troca.
O processo foi semultiplicando, foram surgindo ás cidades nos seus feudos, novas atividades humanas foram sendo criadas modificando o modo de vida do homem que antes sobrevivia através da agricultura.
Mas com seusdeslocamentos para as cidades, surgiram novas profissões, foi criado o dinheiro, moeda de troca mais versátil, e que em nossos dias evoluiu tanto que o papel moeda está com os dias contados, pois astransações comerciais se dão pelo pagamento eletrônico, débito, crédito, transferências e que são puros fatos contábeis facilitando a vida do homem do século XXI, bastando que ele realize um controlepermanente, já que a ação se processa a nível de informações no campo virtual.
Há relatos que autores que dizem que os primeiros fatos contábeis datam do século XX a. C em que aqueles povos como osegípcios, por exemplo, com o advento do descobrimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever), realizavam as trocas de mercadorias lançando mão de mecanismos para definir quanto alguém possuía dealgum produto, qual era este valor para realizar a troca.
Esse processo rudimentar, foi evoluindo com o passar do tempo, adquirindo-se experiências, novos métodos foram surgindo e sendo utilizadonas mais diversas áreas das atividades humanas. Como um marcos histórico para a contabilidade pode citar, na idade média o método das partidas dobradas, elaborando pelo monge Luca Pacioli, (1445 –...
tracking img