Historia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Contabilidade
Os primeiros sinais da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 4.000 a.C, na civilização Sumério-Babilonense, o homemprimitivo começou a se preocupar em inventariar instrumentos de caça e pesca e a contar os seus rebanhos, coincidindo assim com a invenção da escrita.
Pela manhã, quando o homem do campo retirava oanimal de seu cercado, a cada animal retirado, colocavam em uma pedrinha em um embornal; após todos os animais saírem, tinham uma correspondência biunívoca, fazendo a relação matemática entre oconjunto de animais e o conjunto de pedrinhas.
No final da tarde, quando os animais retornavam, para cada animal que entrava no cercado, retiravam uma pedrinha do embornal; ao entrar o ultimo animal nãodeveria sobrar nenhuma pedrinha no embornal; se por ventura sobrasse alguma pedrinha algum animal teria se perdido, logo o responsável deveria ir atrás do animal para que o seu patrimônio não sofresseperdas.
As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois somente haviam trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 aC, pelo aparecimento da moeda este quadro sealterou. Uma placa de argila na qual constava um documento sumeriano (2036 – 2028) foi encontrada, na qual constavam caracteres cuneiformes, sistema de escrita dos povos Mesopotâmicos, contendoinformações gravadas sobre os ganhos obtidos com cereais numa determinada safra.
A Itália vivenciou a intensidade das atividades mercantis, econômicas e culturais, determinou o surgimento e domínio das escolasde contabilidade. Prova disto, o frei italiano Luca Pacioli, um frade franciscano nascido na Itália, a sistematização da Contabilidade com a criação do método das partidas dobradas. É conhecido comoo “Pai da Contabilidade”, devido à publicação de um retrato de Matemática chamado Suma de Aritmética em 1494, no qual incluiu 36 capítulos destinados a Contabilidade. Coube a Pacioli o mérito de...
tracking img